Parlamentar quer bloquear invasão de mexilhão dourado em São Paulo


03/03/2005 17:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Giba Marson

O deputado Giba Marson (PV) foi recebido no dia 1º/3 pelo secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente da Capital, Eduardo Jorge, para tratar de assunto relativo ao bloqueio do mexilhão dourado (Limnoperna Fortunei) nas represas de São Paulo.

Este molusco invasor, originário do continente asiático, tem sua proliferação através de cascos de embarcações oriundas do sul do Brasil, onde já é uma praga nos mananciais. Com o passar do tempo, o mexilhão dourado posiciona-se nas tubulações, filtros, redes subaquáticas, grades de proteção de turbinas, sistemas de refrigeração das embarcações, causando grandes prejuízos aos setores ligados ao turismo, esportes náuticos, pesca esportiva e comercial.

O primeiro passo para bloquear a proliferação do mexilhão dourado será a realização de uma ação conjunta da Secretaria do Verde e o do Meio Ambiente com a colaboração dos clubes náuticos das represas Billings e Guarapiranga.

Neste sentido, o deputado e o secretário Eduardo Jorge já começam a se mobilizar em torno de um encontro que irá reunir clubes náuticos, ambientalistas e autoridades, para discutir as medidas que deverão ser adotadas visando a evitar a proliferação do mexilhão dourado nas represas de São Paulo.

No final do ano passado, Giba Marson apresentou ao Governo do Estado a Indicação 2123/2004, solicitando a adoção de medidas para o controle da presença do molusco nos cascos das embarcações vindas do sul do país, da Argentina e do Uruguai por meio de um atestado de limpeza e desinfecção, além de um monitoramento das represas e reservatórios do Estado de São Paulo por meio de fiscalização da Cetesb.

gibamarson@al.sp.gov.br

alesp