Órgãos públicos e empresas poderão contribuir para premiação de jovens deputados


21/08/2008 19:02

Compartilhar:


A 10ª edição do Parlamento Jovem Paulista, programa de cidadania da Assembléia Legislativa, trará uma novidade em relação aos anos anteriores. Desta vez, a organização receberá inscrições de órgãos públicos e empresas interessadas em apoiar a iniciativa por meio da doação de bens e serviços. As doações serão distribuídas como premiação a escolas e alunos do ensino fundamental das redes pública e particular que participarão do evento.

Conforme o edital de chamamento, publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta quinta-feira, 21/8, os órgãos e empresas inscritas deverão indicar o bem ou serviço que desejam oferecer gratuitamente e caberá à Comissão de Apoio ao Parlamento Jovem coordenar a distribuição, por meio de premiação direta ou sorteio. Fica assegurada a participação dos representantes legais dos doadores na entrega dos prêmios.

As inscrições serão realizadas no período de 25/8 a 10/10. Entre os bens e serviços que poderão ser aceitos pela Comissão de Apoio estão computadores e outros equipamentos de informática, filmadoras, viagens, prestação de serviços na área educacional e bolsas de estudo, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br), no link Parlamento Jovem.



O Parlamento Jovem



Inspirado em projetos da deputada Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari, o Parlamento Jovem tem o objetivo de propiciar aos jovens uma experiência positiva do exercício efetivo da cidadania e da democracia, além de encontrar nos jovens propostas claras e idéias objetivas, que são apresentadas em forma de projetos. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Os candidatos de escolas públicas e particulares do Estado elaboram um projeto de lei relacionado a um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Após, a direção da escola elege apenas um projeto para representá-la e envia para a Assembléia Legislativa. No Parlamento, uma Comissão Especial avalia os projetos e seleciona os 94 melhores. São considerados durante a seleção respeito ao formato do projeto de lei, correção gramatical, originalidade, exeqüibilidade e pertinência em relação ao tema do partido, como critério eliminatório.

As atividades começam na quinta-feira, 6/11, às 9h, com o credenciamento, check in e foto dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembléia, serão recepcionados pelo presidente e demais autoridades. Por volta das 18h, irão para o plenário Juscelino Kubitschek para um encontro a cargo da Secretaria Geral Parlamentar, onde serão dadas orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da mesa jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas. Após o jantar haverá reunião, de acesso restrito aos 94 deputados jovens, com a equipe de apoio, para formação das três chapas que disputarão a eleição à Mesa Diretora.

Na manhã de sexta-feira, 7/11, será aberta a sessão plenária, com chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da mesa, apresentação e votação dos projetos por bloco partidário temático. A sessão deverá se encerrar por volta das 20h.

alesp