Da Tribuna


05/12/2008 20:00

Compartilhar:


"Ânsia privatista"



O líder do PSOL, Carlos Giannazi, pediu o apoio dos demais parlamentares para o Projeto de Decreto Legislativo 91/2007, de sua iniciativa, que revoga o decreto 52.036/2007, do governador, responsável pela instalação de 13 postos de pedágios no rodoanel. Na opinião do deputado, a cobrança contraria a motivação principal para a construção do rodoanel, que seria diminuir os engarrafamentos na Grande São Paulo. "Com o pedágio, o trânsito na cidade de São Paulo tenderá a se intensificar", avalia Giannazi. Segundo ele, a medida é resultado da "ânsia privatista" de Serra e constitui um verdadeiro "crime de lesa-pátria". (AB)



Informação e respeito



Edson Ferrarini (PTB) fez um relato da solenidade de formatura de 700 sargentos da Polícia Militar, da qual participou. Por conta da presença significativa do público, a cerimônia teve de ser realizada no Sambódromo. Ferrarini, que é coronel reformado da PM, elogiou o trabalho desenvolvido há vários anos pelo coronel Izidro Martinez, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), responsável pela formação desses policiais. "Ele sabe transmitir a seus alunos não apenas todas as informações necessárias, mas também o grande coração que possui e o respeito às pessoas que o caracteriza", disse o deputado. (AB)



Projetos para o magistério



Carlos Giannazi (PSOL) defendeu a aprovação pela Assembléia de uma série de proposituras apresentadas por ele. Na sua avaliação, os projetos são fundamentais para a melhoria do ensino e para a valorização dos professores no Estado. Uma delas é o PL que regulamenta a lei federal que institui o piso salarial e a jornada de trabalho do professores. Outro, é o PDL 56/2008, que revoga a Resolução 69/2008, sobre a instituição de prova seletiva a professores admitidos pela Lei 500/1974. "São profissionais que trabalham há anos nessas condições e que podem ser prejudicados com a prova seletiva. Esta medida é paliativa, deveria haver concurso público", sugeriu. (AB/GF)



Popularidade do presidente



Donisete Braga (PT) destacou a pesquisa Datafolha sobre a popularidade do governo Lula, em que 70% dos brasileiros avaliaram sua gestão como ótima ou boa. As informações estão publicadas no jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira, 5/12. "Apesar desta boa avaliação, é um grande desafio para o presidente continuar investindo em setores como a educação". O parlamentar destacou alguns projetos de Lula, como o ProUni e o Bolsa Família que, segundo ele, são políticas públicas muito representativas para populações carentes. De acordo com Braga, diversas prefeituras reconhecem os investimentos do governo federal nos municípios. (GF)



Linha 6 do metrô



"O que chama a atenção na pesquisa Datafolha sobre a popularidade de Lula é que os entrevistados foram jovens e pessoas com mais escolaridade", ressaltou Rui Falcão (PT). "Este é o resultado de um governo popular e democrático", avaliou. Sobre a crise financeira que aflige o mundo, o parlamentar disse que o Brasil está preparado para enfrentá-la com medidas emergenciais que vêm sendo tomadas. Em relação à expansão do Metrô (Linha 6), que deve chegar até Vila Nova Cachoeirinha, zona norte, Falcão lembrou que o trajeto foi proposto pela petista Marta Suplicy na disputa pela prefeitura da capital. (GF)



Desenvolvimento metropolitano



De acordo com Rui Falcão (PT), na Conferência Internacional Urban Age ocorrida nesta quinta-feira, 4/12, o governador José Serra defendeu a criação de uma autoridade metropolitana para para combater o caos no trânsito da Grande São Paulo e de outras regiões metropolitanas do país. "Para que ocorra esta sinergia, supõe-se que haja extensão do Metrô, dentre outas coisas", apontou Falcão. Segundo ele, na prática, iniciativas que agregam diversos municípios precisam de um estatuto metropolitano e de recursos próprios. (GF)

alesp