Opinião - Operação Gênese: a Polícia Civil está de parabéns


13/11/2009 16:24

Compartilhar:


O sucesso da Operação Gênese, da Polícia Civil de São Paulo, reafirma o acerto do investimento que vem sendo feito, ao longo dos últimos anos, para aperfeiçoar a inteligência policial, priorizando a investigação para garantir a segurança da sociedade. A corporação está de parabéns. Graças à excelência no planejamento, à eficiência na articulação das ações e ao empenho de cada um dos quase 10 mil policiais envolvidos, a operação pôde ser realizada, simultaneamente, nos 645 municípios paulistas.

No resumo, divulgado pela Polícia Civil sobre os resultados da operação, constam mais de duas mil pessoas presas (entre as quais 509 em flagrante, 1.601 por mandado de prisão e a recaptura de 81 foragidos), apreensão de 102 quilos de drogas (maconha, cocaína, crack e outras) e de 494 veículos, sendo que outros 57 carros foram recuperados. A operação recolheu 112 armas, 345 máquinas caça-níqueis, produtos piratas e outros objetos irregulares.

Como membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, acompanho sistematicamente tudo o que diz respeito às polícias. E reconheço a importância da operação, principalmente pelo que ela significou em termos de trabalho invisível de investigação da Polícia Civil, e pela troca de informações entre as diversas esferas de comando, em âmbito estadual e nos municípios, sem quebra do necessário sigilo para o sucesso do conjunto das ações. Graças à eficiência da logística e da coordenação, uma operação de tal porte pôde mobilizar de maneira harmônica 9.299 homens e 3.024 viaturas, sem contar o encaminhamento prévio para expedição de mandados de prisão, entre dezenas de outras providências, sem que os detalhes vazassem, atrapalhando todo o planejamento.

Parabenizo a Polícia Civil, que sempre contará com meu apoio em tudo o que possa aprimorar a cultura da investigação, e os policiais que participaram diretamente da operação.



*O deputado estadual Said Mourad, do PSC, integra a Comissão de Segurança Pública e é líder do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp