Audiência com procurador para discutir construção presídios


17/06/2009 17:45

Compartilhar:


Vanderlei Siraque (PT) reivindicou e conseguiu uma audiência com o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella. O encontro será quinta-feira 18/6, às 15h, e terá a participação de prefeitos e representantes das cidades que receberão as penitenciárias. A audiência atende pedido dos prefeitos, que em audiência pública com o tema Presídios no Estado de São Paulo " Impactos e Medidas Compensatórias, realizada em abril, reivindicaram um encontro com representantes do governo do Estado para tratar do assunto.

No encontro, Siraque abordará a questão da construção de presídios pelo governo do Estado nas cidades do interior de São Paulo. O deputado é contra a construção de novos presídios em cidades pequenas sem que haja uma conversa adequada com as autoridades locais. "Presídios em cidades pequenas causam uma série de problemas. O governo do Estado tem que prever o impacto dessas ações em pequenas cidades. Faltam critérios para a decisão sobre a escolha dessas cidades, está faltando ética quanto à forma de divulgação da escolha. É uma vergonha saber que esses prefeitos fiquem sabendo da escolha de suas cidades pelo Diário Oficial", disse Siraque.

Desde maio de 2006, a Secretaria da Administração Penitenciária, alegando "questão de segurança", parou de divulgar as estatísticas da população carcerária, contudo estima-se que atualmente 150 mil pessoas estão presas nos estabelecimentos penitenciários do Estado o que corresponde a um terço da população carcerária do país.

A audiência será na Procuradoria Geral " Auditório Luis Fellipe França Ramos, na rua Riachuelo, 115 " São Paulo.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp