Lançamento do Parque Várzeas do Tietê


23/07/2009 18:09

Compartilhar:


O deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias e o primeiro parlamentar paulista a neutralizar as emissões de carbono produzidas em seu gabinete na Assembleia Legislativa, acompanhou o governador José Serra, segunda-feira, dia 20/7, no lançamento do Parque Várzeas do Tietê. O evento, que aconteceu no Parque Ecológico do Tietê, contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge.

Com 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados de área, o Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo e terá estrutura de lazer, além de recuperar e preservar a várzea natural do rio e reduzir os riscos de enchente na região metropolitana do estado. "A principal função desse parque é proteger o rio e funcionar como um regulador de enchentes, diminuindo a poluição sobre o rio Tietê. Ao mesmo tempo, vai ser uma gigantesca área de lazer", disse o governador.

O empreendimento, que contempla melhorias ambientais e urbanísticas para toda a região, terá 33 núcleos de lazer, cultura e esporte, 230 quilômetros de ciclovia e Via Parque (com acesso de carro aos núcleos), 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas.

"Do ponto de vista social e ambiental, o Parque Várzeas do Tietê passa a ser a maior obra do governo do Estado de São Paulo", destacou o deputado Caramez. "Beneficiando milhões de pessoas, o governador José Serra mostra com esta obra a sua preocupação em resgatar a auto-estima da população da região metropolitana", concluiu.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp