Cerimônia de encerramento do projeto Rádio Escola


12/11/2010 19:14

Compartilhar:


Na noite de 11/11, na Câmara Municipal de Mauá, realizou-se o encerramento do projeto Rádio Escola, viabilizado por meio de emenda do deputado Donisete Braga ao Orçamento Estadual de 2009. O parlamentar participou da solenidade de encerramento ao lado de alunos e diretores da EE Professora Irene da Silva Costa e de diretores e comunicadores da Rádio Z, emissora comunitária que idealizou, organizou e dirigiu o projeto.

Lançado em 19/3, o projeto durou sete meses e se desenvolveu dentro da escola, localizada no jardim Itapeva, em Mauá, envolvendo também os moradores da região. Foi a primeira experiência do gênero. Nesse período, grupos de alunos e professores passaram a produzir discussões de pauta e apresentação de um programa de rádio aos sábados, das 10h às 11h, chamado Conexão Z. No ar de 1º/5 até 30/10, o programa abordou as ações desenvolvidas por cada grupo. "Houve o envolvimento de pessoas, principalmente jovens, com a comunicação através do rádio. A comunicação é a base motora das relações da vida", analisou o diretor da rádio, Walmir Maia.

Os participantes também criaram um site e blogs para divulgar a produção multimídia (www.intermidia.org.br). Também desenvolveram uma cartilha de comunicação comunitária, além de um documentário com as principais atividades realizadas no ano.

Para Donisete Braga, a experiência proporcionada por essa iniciativa capacita os jovens para contribuírem mais com a sociedade. "A educação é a chave que abre todas as portas, diz uma antiga frase. O que este projeto proporciona é exatamente isso: educação, informação, mobilização, relacionamento com a mídia e, por consequência, com a comunidade e sua realidade".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp