Da Tribuna


27/09/2011 19:03

Compartilhar:


Greve dos bancários



Para Luiz Marcolino (PT), a greve dos bancários da capital paulista, iniciada nesta terça-feira, 27/9, é devido à irresponsabilidade do sistema financeiro. O deputado ainda citou algumas das reivindicações da categoria, como reposição salarial, participação dos lucros e ampliação do número de funcionários, e pediu que os clientes das agências bancárias e os parlamentares apoiem a paralisação. "Essa é uma greve justa e esperamos que a Febraban respeite e negocie com os trabalhadores o mais rápido possível", defendeu. (DK)



Emendas



Acerca da declaração do governador do Estado sobre disponibilizar na internet informações referentes à liberação de emendas de 2011, Olimpio Gomes (PDT) afirmou que, se o governo tem interesse em ser transparente, não basta tornar públicas somente as emendas de 2011. "Por que não disponibilizar também todas as emendas indicadas por parlamentares?", questionou. Em relação às denúncias do deputado Roque Barbiere (PTB) sobre possível venda de emendas parlamentares, Gomes disse que não vê motivos para que Barbiere tenha que se defender. "Ele só tem que esclarecer quais são os casos concretos de deputados envolvidos nisso". (DK)



Ninguém punido



"É lamentável", afirmou Jooji Hato (PMDB) referindo-se à denúncia do deputado Roque Barbiere (PTB) sobre suposto esquema de tráfico de emendas no Legislativo paulista. Ele ainda lembrou de caso semelhante, ocorrido na Câmara Municipal de São Paulo, e disse que, após investigações, nenhum vereador foi punido. "Se for para cassar mandato, que assim seja", declarou. A respeito das armas de fogo, Hato sugeriu que haja "blitz nas estradas, no trânsito, nas ruas, para pegar o portador desprevenido. Vamos garantir a todos o direito à vida". (DK)



Conselho Nacional de Justiça



Para Carlos Giannazi (PSOL), será um retrocesso caso a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) que questiona a legitimidade de algumas atribuições do Conselho Nacional de Justiça seja julgada favorável. O deputado apontou que o objetivo do CNJ é fiscalizar, controlar e supervisionar o Judiciário, e sua função ficará limitada caso a medida aprovada: "É um atraso para democracia", declarou. Giannazi defendeu o fortalecimento do CNJ e alegou que a justiça do país já é lenta, burocrática e ineficiente para ser ainda mais restrita. "Temos que defender a força do Conselho Nacional e não a redução do seu poder; se isso acontecer, quem vai fiscalizar o Judiciário?", questionou. (DV)



Emendas



Edson Ferrarini (PTB) apelou ao governador Geraldo Alckmin para que sancione todas as emendas aos projetos referentes aos reajustes para a polícia militar, civil e servidores do sistema penitenciário. Segundo Ferrarini, cada emenda apresenta uma observação diferente de cada deputado e por isso não podem ser ignoradas. "Acate as emendas", pediu. Ferrarini lembrou que os professores foram atendidos pelo governador e solicitou que o mesmo seja feito para os policiais e para os agentes penintenciários. "Não é assim que se trata a melhor polícia do Brasil", declarou o parlamentar.(DV)



Debate do orçamento



Marcos Martins (PT) comentou os projetos que abordam os interesses dos policiais e afirmou: "Espero que o governo se sensibilize, pois os policiais estão passando por um momento de insegurança". Sobre o Orçamento 2012, debatido em audiência pública em Osasco, Martins disse que existem demandas da cidade que não foram atendidas: "Pediu-se a construção de um centro de tratamento ao câncer no hospital regional e o projeto foi rejeitado pelo governo. A canalização do córrego Ribeirão Vermelho está parada". O parlamentar lamentou que os secretários da Habitação e do Meio Ambiente tenham cancelado a presença nas audiências. (DA)



Contra a discriminação



"A intenção é erradicar a discriminação e promover o respeito à diversidade", afirmou José Candido (PT) sobre o ano internacional dos afrodescendentes no Brasil, lançado pela ministra chefe da Secretaria de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (Seppir), Luiza Barros, no dia 21/3. O deputado falou, também, sobre o movimento dos Correios, em cujas agências serão colocados cartazes da campanha Igualdade Racial é pra Valer, que faz parte do ano internacional dos afrodescendentes no Brasil. Para o parlamentar, "essas iniciativas têm o objetivo de incorporar à sociedade brasileira a luta contra o racismo". (DA)



Segurança Pública



"Faltam homens e viaturas. A população está preocupada e assustada", disse Luiz Carlos Gondim (PPS) sobre a região do Alto Tietê. O deputado afirmou que faltam cerca de 200 homens no 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes: "O policiamento não é feito da maneira como deveria; roubos e homicídios estão aumentando muito na região". O parlamentar pediu que o governo e a secretaria da Segurança deem atenção especial para essa área. "Não podemos conviver com essa condição de despoliciamento. Não se trata de uma falta, já que não se tem o policiamento preventivo e nem o ostensivo", finalizou Gondim. (DA)



Bafômetro



"Queria chamar atenção para o fato de que toda a semana alguém é atropelado. O bafômetro está desmoralizado, porque as pessoas não param em pé e se recusam em realizar o teste", disse Edson Ferrarini (PTB). O deputado comentou a Lei 577/2008, que proíbe o consumo de cigarros e derivados em locais fechados, e indagou: "o que é que o Ministério da Saúde está fazendo?" O parlamentar comentou que os prefeitos de Ibiratiba e Votorantim estão fazendo um excelente trabalho de prevenção às drogas, e que se as pessoas quiserem receber mais informações sobre o tema podem acessar seu site ou ligar para seu gabinete. (GN)



Prêmio da ONU



Marcos Martins (PT) comentou a audiência pública do Orçamento 2012 em Osasco nesta segunda-feira, 26/9. Depois, o parlamentar comentou a participação do prefeito de Jaguariúna hoje, dia 27/9, em reunião na Casa para informar ações do município na área da saúde, que ganhou prêmio da ONU por baixar o índice local de mortalidade infantil. "Para zerarmos o índice da mortalidade infantil no Estado é preciso ter ações preventivas", alertou. O parlamentar cobrou a canalização do córrego Ribeirão Vermelho, em Osasco, e a construção de um terminal rodoviário e um centro de oncologia na cidade. (GN)



Guerra fiscal



Itamar Borges (PMDB) referiu-se à Emenda Constitucional 29/2000, que assegura recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. O parlamentar lembrou o quão precária está a situação da saúde no país, e como um maior financiamento federal pode vir a melhorar os hospitais filantrópicos e santas casas, beneficiando a população de baixa renda. Borges ainda falou da Frente Parlamentar de combate à Guerra Fiscal, realizada no ultimo dia 15/9, em Brasília, que luta para que os Estados criem possibilidades para solucionar essa situação, já que se trata de uma guerra em que não haverá vencedores. (FG)



Falha humana



Vanessa Damo (PMDB) pediu auxílio aos colegas parlamentares na aprovação do pedido da CPI da Eletropaulo, da qual ela é autora, e lembrou como os recentes apagões e faltas súbitas de energia têm atrapalhado e prejudicado a vida da população. A parlamentar ainda leu um artigo da autoria Washington Santos, presidente da Associação dos Operadores do Estado de São Paulo (Aoesp), que afirma ter havido falha humana nas ações da Eletropaulo, que podem ter sido a causa dos apagões. (FG)

alesp