Da Tribuna


27/03/2012 17:58 | Da redação

Compartilhar:


Saúde



Celso Giglio (PSDB) falou sobre a situação da saúde na cidade de Sorocaba, com base nos dados do Índice de Desempenho do SUS, que faz uma avaliação contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde quanto ao acesso e à efetividade da atenção básica, das atenções ambulatorial e hospitalar e das urgências e emergências. O deputado analisou os hospitais existentes no município, que, segundo ele, estão com problemas. "Osasco ficou em um dos últimos lugares do grupo de cidades que foram avaliadas. É lamentável", disse. (DA)



Comissão da Verdade



Olimpio Gomes (PDT) comentou o protesto feito em frente da empresa do delegado de Polícia, David dos Santos Araújo, na avenida Vereador José Diniz, zona sul de São Paulo, apontado pelos manifestantes como um dos mais ativos torturadores do período da ditadura militar. Segundo o deputado, é preciso apurar as circunstâncias que levaram a essa manifestação dirigida a uma única pessoa. "As comissões da Verdade estadual e federal irão avaliar e investigar os casos. O que não podemos admitir é o pré-julgamento". (DA)



Drogas



"É uma construção moderna onde há profissionais competentes para cuidar, principalmente, de usuários de drogas", disse Jooji Hato (PMDB), referindo-se ao Complexo Prates, inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, nesta terça, 27/3, no Bom Retiro. O local será destinado ao acolhimento de moradores de rua e dependentes de álcool e outras drogas. O parlamentar afirmou que as drogas são uma epidemia e defendeu uma maior fiscalização nas fronteiras do país. "O caminho das drogas não tem volta, precisamos trabalhar no resgate dos jovens e daqueles que enveredaram nesse caminho", finalizou. (DA)



Tragédia anunciada



"Foi uma tragédia com data, local e hora marcada", disse Enio Tatto (PT) ao comentar o conflito entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, na manhã do domingo, 25/3, que causou a morte de dois torcedores. Segundo o deputado, já existem leis que evitariam o ocorrido. "O que falta é colocar a lei em prática, e para isso é necessário vontade política e organização", disse. O parlamentar defendeu o cadastramento dos torcedores e a investigação do caso para que sejam punidos os culpados. (DA)



A quem interessa



Adriano Diogo (PT) reclamou discussão mais aprofundada do Projeto de Lei 687/2011, que regulariza a posse de terras devolutas na 10ª região do Estado. Diogo lembrou que o projeto modifica lei de 2003 para, entre outras alterações, reduzir o número de parcelas de pagamento das glebas ao Estado, de 72 para 36 vezes. "Mas, quanto vai custar? Não tem nada na lei para dizer quanto os latifundiários do Pontal vão pagar", disse o deputado, lembrando que a empreiteira Odebrecht comprou diversas usinas na região. "Fazendas de dois a cinco milhões de metros quadrados vão ser vendidas a preço de banana para plantar cana". (OT)



Osasco no IDSUS



"Não posso deixar de fazer críticas sobre a situação negativa de Osasco na classificação do IDSUS", disse Celso Giglio (PSDB) referindo-se ao desempenho da cidade na colocação da cidade no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), dados levantados pelo Ministério da Saúde. Segundo o IDSUS, a taxa de mortalidade em Osasco é a maior no Estado. "É preciso melhorar a área da saúde na cidade", finalizou o parlamentar. (GN)



Mortes de jovens



"Até quando estaremos vendo notícias nos veículos de comunicação sobre mortes de jovens pelo país?", questionou Jooji Hato (PMDB). Segundo o deputado, bebidas, drogas e encontros marcados pelas torcidas organizadas via internet são os reais motivos para haver muitas mortes de adolescentes no Brasil. O parlamentar ressaltou que seria importante a revista de torcedores nos ônibus, além dos estádios. Para Hato, a Casa pode ajudar com proposições para amenizar o problema. (GN)



Superlotação das santas casas



Luiz Carlos Gondim (PPS) informou que o Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, está fechado e os pacientes são encaminhados para outras santas casas próximas, que acabam com superlotação de pacientes. Gondim disse que o governo deveria credenciar novos leitos da UTI neonatal e não o fez. "Por esse motivo, a UTI neonatal da Santa Casa de Mogi está novamente com risco de infecção hospitalar", comentou. (IR)



Vale-refeição dos desembargadores



Carlos Giannazi (PSOL) informou que nesta quarta-feira, 28/3, acontece ato em defesa dos servidores do Estado. O deputado informou que irá participar de assembleia em defesa dos direitos trabalhistas dos servidores do Judiciário. O parlamentar disse estar estarrecido com a publicação da Portaria 8.539/2012, que, segundo ele, concede vale-refeição de R$ 29 aos desembargadores. "Mais de R$ 140 milhões dos cofres públicos serão usados nesse pagamento", comentou. Para ele, diante do fato, o valor do vale-alimentação do servidor do Poder Judiciário também deveria ser ajustado. (IR)



Rodoanel de Piracicaba



Roberto Morais (PPS) comentou as brigas de torcidas organizadas de futebol. O deputado se disse preocupado com a situação. Ele ainda informou que foi iniciada a construção do Rodoanel de Piracicaba. Segundo ele, o local onde a obra está sendo realizada é perigoso, porque não há pista dupla. Morais informou que o Rodoanel de Piracicaba irá cortar dois distritos industriais da região. (IR)



Gestão Emidio de Souza



Edinho Silva (PT) retrucou a fala do deputado Giglio, sobre a situação dos hospitais de Osasco. Edinho Silva contestou a crítica ao prefeito da cidade, Emidio de Souza. "Tudo o que está sendo feito em Osasco, na gestão de Emidio, é referência para o Brasil inteiro", comentou. O parlamentar informou que a mortalidade infantil da região caiu de 16,2 para 11,9 e que a cidade tinha 29 unidades básicas de saúde e hoje tem 35. (IR)

alesp