Da Tribuna


29/03/2012 19:43 | Da redação

Compartilhar:


Saúde



Donisete Braga (PT) falou sobre o anúncio oficial, feito hoje pelo ex-presidente Lula, de que retomaria as atividades políticas, após exames comprovarem que o câncer na laringe havia desaparecido. "Aproveito para pedir mais investimento por parte do governo em pesquisa e políticas de prevenção de doenças", disse. O deputado defendeu melhorias no sistema público de saúde e na capacitação dos profissionais. "Almejamos um sistema de saúde digno a todos os brasileiros", completou. (DA)







Álcool e direção



"Essa medida praticamente enterra a lei seca", disse Olimpio Gomes (PDT) ao comentar a decisão da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça. O STF firmou entendimento de que o motorista abordado em blitz da lei seca recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue não poderá ser acusado nem punido pelo crime, mesmo que haja sinais evidentes de embriaguez. Gomes afirmou ainda que morrem 40 mil pessoas ao ano em decorrência de acidentes de trânsito. Segundo ele, "para os policiais, médicos e cidadãos, essa ação gera grande sentimento de impunidade". (DA)



Álcool e direção 2



Welson Gasparini (PSDB) disse estar horrorizado com a decisão do STJ sobre o motorista que se recusa a fazer exame de sangue ou expor-se ao bafômetro. "Este país não é um país sério", disse. Segundo o deputado, há uma dificuldade muito grande em se aprovar projetos no Senado Federal. Para ele, é necessária uma reforma política, com a aprovação de leis que beneficiem a população. Gasparini finalizou pedindo que sejam feitos maiores investimentos, por parte do governo no tratamento de água e esgoto. (DA)





Parques de diversão



Orlando Bolçone (PSB) cumprimentou os alunos da Universidade de São Caetano do Sul que assistiam à sessão. "São Caetano é uma cidade muito querida. Fico feliz com a presença de todos", disse. O deputado explicou aos alunos o funcionamento da Casa, citando a audiência pública que se realizará na próxima terça-feira, 3/4, com o objetivo de tratar da regulamentação da Lei 14.517/2011, que dispõe sobre a afixação de placas informativas em brinquedos e demais atrações de parques de diversões no Estado de São Paulo. "Essa Lei, de minha autoria, trata da segurança nos parques de diversão", disse. (DA)



Audiência pública



Carlos Giannazi (PSOL) convidou a todos os parlamentares e a população a participarem, na próxima segunda-feira, 2/4, de audiência que discutirá a crise da escola estadual Gavião Peixoto, localizada na Vila Perus. Segundo o deputado, pais de alunos e professores reclamaram do afastamento de Nayara Abdalla do cargo de diretora, e de sua substituição pelo professor Lenivaldo Barbosa Camargo. Giannazi disse que há protestos pela volta de Nayara, e que os participantes citam a importância da diretora na escola. (DV)





CPTM



Marcos Martins (PT) criticou a precariedade do transporte metropolitano que, segundo ele, já passou da hora de ser melhorado. Falou sobre a pane que paralisou toda a linha 7-Rubi da CPTM nas estações Francisco Morato e Caieiras. De acordo com o parlamentar as pessoas tiveram que esperar cerca de quatro horas para a situação se normalizar. "Esses problemas constantes se tornaram transtornos frequentes para a população que depende desse transporte", declarou. Martins sugeriu que a Comissão de Transportes convide o presidente da CPTM e o secretário de Transportes para prestarem esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas. (DV)



Álcool e futebol



Jooji Hato (PMDB) parabenizou os deputados federais pela decisão de proibir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante a Copa do Mundo. Segundo o deputado, vai ficar a critério de cada Estado decidir sobre tal comércio. "Tenho a esperança de que em São Paulo seja mantida tal decisão", declarou. Considerou importante que o país não se curve diante da Fifa e das empresas patrocinadoras. Culpou ainda os acidentes gerados por bebidas alcoólicas pela sobrecarga no SUS e pela falta de recursos, e referiu-se à Lei Seca: " Sem bafômetro não há punição. Tem de haver fiscalização para diminuir o número de acidentes". (DV)



Autismo



Ed Thomas (PSB) informou que 2 de abril é o Dia Mundial do Autista, ressaltando o Projeto de Lei 717/2009, de sua autoria, que institui um sistema estadual integrado de atendimento a pessoa com autismo. Disse ainda que, segundo a ONU, existem mais de 70 milhões de pessoas com essa deficiência, caracterizada por atrapalhar os movimentos, a convivência social, e por anular o desenvolvimento. "O preconceito e as teorias erradas a respeito do assunto precisam ser vencidas", declarou. (DV)

alesp