Opinião - Bafômetro: pelo direito à vida


02/04/2012 17:46 | Chico Sardelli

Compartilhar:


*Apresentei projeto de lei na Assembleia Legislativa (PL 94/2012) que obriga os estabelecimentos comerciais que servam bebidas alcoólicas a disponibilizar o bafômetro a qualquer cliente que queira usá-lo espontaneamente para avaliar se está em condições de dirigir. A proposta já começa a gerar manifestações, algumas favoráveis e outras contrárias, e acho importante promover essa discussão a respeito de tema tão complexo, uma vez que o foco principal é evitar acidentes de trânsito, devido ao consumo excessivo de álcool, e preservar vidas. Quem poderia dizer com precisão qual a quantidade de álcool ingerida ao tomar um chope, uma vodca, caipirinha, uma taça de vinho ou qualquer outra bebida alcoólica numa casa noturna ou bar, por exemplo? Considerando ainda que cada tipo de bebida tem um teor alcoólico e a reação é diferente em cada organismo, fica ainda mais difícil de responder.

Está nesse simples questionamento o teor de nosso projeto. Ao ter disponível o bafômetro no estabelecimento, a pessoa poderá, de livre vontade e de forma responsável, fazer o teste e avaliar se está em condições de dirigir. Todos sabem que álcool e direção não combinam, sendo essa proposta de lei mais uma iniciativa, junto com a Lei Seca, campanhas governamentais e políticas públicas de conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

O mapa da violência no Brasil divulgado pelo Ministério da Justiça no início do ano mostrou que houve um aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes de trânsito, no período de 1998 a 2008, enquanto no total da população o índice foi de 26,5%. O trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que o dos Estados Unidos, e 3,7 vezes mais do que o da União Europeia. Em algumas localidades, o consumo de álcool chega a ser responsável por até 40% dos acidentes. Em 2011, os casos de invalidez permanente provocados por acidentes de trânsito cresceram 58% em relação a 2010.

O uso da tecnologia disponível, como o bafômetro, para segurança no trânsito é uma prática comum em diversos países. Na França e na Itália, por exemplo, é obrigatório o bafômetro em estabelecimentos noturnos que vendam bebida alcoólica. Na Argentina ainda não existe a obrigatoriedade, porém mais de 200 estabelecimentos em Buenos Aires já aderiram à tendência. Japão e Estados Unidos usam dispositivos que imobilizam o veículo caso o motorista esteja embriagado. Para dar a partida é preciso realizar o teste do bafômetro; se o resultado for positivo, o carro não sai do lugar.

Acima dos prejuízos econômicos gerados pelos acidentes de trânsito está o grande custo que a sociedade paga em caso de morte, com a dor e sofrimento de parentes e amigos. Os dados no país ainda são alarmantes quanto ao número de mortes no trânsito. O uso espontâneo do bafômetro pelo consumidor antes de dirigir é mais que respeitar as leis, é um respeito à sua vida e a do próximo.

*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

"O trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que o dos Estados Unidos, e 3,7 vezes mais do que o da União Europeia"

alesp