Avanço nas pesquisas da vacina contra a dengue


03/04/2012 18:16 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


O governo do Estado registrou queda de 93% do número de casos de dengue entre janeiro e a terceira semana de março. No comparativo 2011/2012, houve recuo de 32.579 para 2.253 casos autóctones (com transmissão dentro do Estado). De acordo com Edmir Chedid (DEM), a queda demonstra que o Poder Executivo investe em ações de combate ao aedes aegypti, transmissor da doença.

Ele disse que a intenção é exterminar a doença por meio de vacina, assim como ocorreu com a poliomielite. Por isso, declarou que o Instituto Butantan iniciará em junho ensaios clínicos da vacina para erradicar a doença. "Para estes primeiros testes serão utilizados voluntários, entre 18 e 50 anos, recrutados a partir deste mês. Em seguida, o estudo avaliará a segurança e a imunogenicidade da vacina tetravalente", destacou.

Após os testes iniciais, a estimativa é de que a vacina esteja disponível em três anos para proteger a população contra os quatro tipos de vírus da doença. No entanto, apesar do entusiasmo e das pesquisas acerca da vacina, Edmir Chedid lembrou que existe muito trabalho a ser realizado. "É importante celebrar a queda de casos. No entanto, devemos nos lembrar que esta é uma responsabilidade de todos", disse.

Ele lembrou que também é de responsabilidade das prefeituras o trabalho de conscientização da comunidade, manutenção de espaços públicos e fiscalização de áreas privadas no município.



echedid@al.sp.gov.br

alesp