Debate sobre SUS e Campanha da Fraternidade


09/04/2012 17:23 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:


A Campanha da Fraternidade 2012, Fraternidade e Saúde Pública, será tema de debate promovido na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 10/4. Organizado pelos deputados do PT Edinho Silva, Gerson Bittencourt e Marcos Martins, membros da Comissão de Saúde, o debate será às 14h no auditório José Bonifácio, 1º andar. Participará como convidada a irmã Monique Bourget, da Comunidade Santa Marcelina.

Na oportunidade, a irmã Monique apresentará os objetivos, estratégias e resultados da Campanha da Fraternidade em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado neste mês de abril.

A proposta do debate partiu do deputado Edinho, que pretendia dar ao evento um caráter oficial, valorizando o espaço institucional da Comissão Permanente de Saúde. Entretanto, o requerimento do parlamentar para que a comissão debatesse o tema recebeu pedido de vistas de deputados da base de apoio do Governo Alckmin.

"Lamento esse posicionamento da comissão, porque esta é uma questão importante para ser relegada pelo Parlamento. Em vez de recusar esse debate, a Assembleia deveria aproveitar o alcance da Campanha da Fraternidade para dialogar com a comunidade paulista sobre alternativas para o fortalecimento da saúde pública", ressalta.

Aberta oficialmente na quarta-feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade, promovida desde 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como preceito estimular as ações evangelizadoras durante a quaresma (período entre o Carnaval e a Páscoa).

Este ano, a campanha dedica-se ao lema Que a Saúde se difunda sobre a Terra. A CNBB ressalta que o SUS (Sistema Único de Saúde), inspirado no princípio da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade. E propõe o envolvimento da comunidade, por meio das pastorais, para agir no enfretamento dos problemas concretos e urgentes da vida do povo brasileiro.

A CNBB destaca que a Campanha da Fraternidade 2012 defende a saúde integral. Para o deputado Edinho Silva, esta é uma reivindicação antiga da população brasileira que, no governo Lula, e agora no governo da presidenta Dilma, vem se consolidando, cada vez mais, como política de saúde pública.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp