Apesar de o governo do Estado de São Paulo iniciar a modificação no sistema de cobrança de pedágios, com a implantação do chamado Ponto a Ponto, a justiça tarifária dependerá da quantidade de equipamentos que registram a passagem de veículos nas estradas. A afirmação é da deputada estadual Ana Perugini (PT) que realizou na sexta-feira, 30/3, um Fórum de Debates sobre os Pedágios Paulistas na Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse. Ana Perugini ressaltou que a inovação proposta pelo governo não altera o preço do quilômetro rodado nas estradas. "O quilômetro rodado continua o mesmo, a diferença é que com a implantação do Ponto a Ponto o motorista pagará por um trecho menor da estrada", explica a deputada. Viagens mais longas e caminhões que levam bens de consumo e alimentos para as cidades continuarão pagando o mesmo valor ao final do trajeto, tendo em vista que não houve redução de tarifa e, sim, o fracionamento. O fato que se constata é que o Estado de São Paulo tem o quilômetro rodado mais caro do Brasil. Enquanto na Rodovia Fernão Dias, de concessão federal, o custo para o motorista por quilômetro rodado é de R$ 0,02, nas estradas paulistas a média é de R$ 0,16. aperugini@al.sp.gov.br