Da Tribuna


11/04/2012 18:14 | Da Redação

Compartilhar:


Enchentes

Luiz Claúdio Marcolino (PT) exibiu imagens sobre problemas gerados pela construção da rodovia Anhanguera, na região de Osasco, na área próxima ao acesso para São Paulo, nos bairros de Vila Piauí e Vila Jaguara. "Há um piscinão construído com o objetivo de impedir possíveis enchentes do ribeirão Vermelho, mas elas continuam acontecendo quando chove", disse. O deputado afirmou que foi feito contato com o Departamento de Água e Esgoto (DAEE) e com a empresa responsável pela obra, AutoBan, a fim de cobrar esclarecimentos e soluções para esses problemas. (DA)



Direitos dos professores

Carlos Ginnazi (PSOL) comentou a manifestação dos professores da rede municipal de ensino, que ocorreu nesta quarta-feira, 11/4, em frente ao gabinete do prefeito Gilberto Kassab. "A educação de São Paulo vive uma grande crise. Há dois dias os professores ainda estavam em greve", disse. Segundo o parlamentar, as principais reivindicações do professorado são o adiantamento do reajuste salarial e a não divisão do período de férias. "É lamentável que a prefeitura não tenha atendido as reivindicações. Trata-se de um massacre e um ataque aos direitos elementares dos professores", finalizou. (DA)



Reforma do código penal

"É necessária reforma na legislação penal para que a lei tenha caráter intimidativo", disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado afirmou que o Código Penal precisa ser revisto e que a aspiração do povo é a manutenção, aplicação e maior rigidez das penas. O parlamentar comentou a matéria do jornal Folha de S. Paulo, do dia 10/4, sobre a Comissão do Senado de Reforma do Código Penal, que propôs o fim de punições para donos de prostíbulos. "A exploração da prostituição é um crime sujeito a pena. Queremos a reforma no Código Penal, mas isso é perfumaria, isso é enganar o contribuinte", disse. (DA)



Apoio a gestantes dependentes

Jooji Hato (PMDB) falou sobre o lançamento da campanha contra o crack - no Estado de São Paulo, que aconteceu no dia 10/4 na Casa. O deputado comentou também sobre a criação de dez leitos da primeira unidade voltada ao acompanhamento clínico, psiquiátrico e obstétrico de futuras mães dependentes de álcool e drogas, na cidade de São Bernardo do Campo. Segundo o parlamentar, o uso de drogas por gestantes é um problema de saúde pública. "A nossa sociedade é machista e não aceita que a mulher erre e vá para o caminho das drogas e acaba não dando o apoio necessário", analisou.



Transporte

Enio Tatto (PT) reclamou da situação dos transportes sobre trilhos do Estado. Para o deputado, falta investimento e interesse por parte do governo. "É uma incompetência tantas panes seguidas", declarou. O parlamentar mencionou as frequentes falhas que ocorreram em diferentes linhas dos trens e metrôs e a lentidão com que estão sendo construídas as novas. "Cada vez mais cresce o número de pessoas que precisam desse meio de transporte, por isso há necessidade de investir em novas tecnologias e formas de energia", justificou. Ressaltou que o sistema Passa Rápido, implementado por Marta Suplicy, não foi usado neste governo. (DV)



Sorocaba

Hamilton Pereira (PT) criticou a decisão da Vara da Fazenda pública, que deu o prazo de 48 horas para que o Itesp se retirasse do antigo fórum da cidade de Sorocaba, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. De acordo com o deputado, o instituto está no prédio antes dos seis cartórios eleitorais lá instalados. "O Itesp fez um extraordinário trabalho e pertence a esse local", defendeu. O parlamentar fez um apelo, alegando que o instituto pertence ao Estado e o município não pode prescindir de seus serviços. Leu ainda reportagem de capa do jornal O Cruzeiro do Sul, referente ao assunto. (DV)



Obesidade

Simão Pedro (PT) leu matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, que relata o avanço de 40% da obesidade em brasileiros nos últimos seis anos. Parabenizou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "que desde o início de sua gestão no ministério destaca a solução ao problema como prioridade". O deputado elogiou as campanhas com a finalidade de orientar crianças e adolescentes sobre uma alimentação saudável. Pedro falou a respeito de projetos de lei sobre o assunto e a importância da aprovação, sanção e regulamentação destes. "Não podemos fechar os olhos para esse problema crônico, quando ainda podemos prevenir". (DV)



Aborto de anencéfalos

Carlos Cezar (PSB) registrou sua posição contrária à descriminalização do abordo de anencéfalos. Para o deputado, todos têm direito à vida. "Só Deus pode tirar a vida". Segundo o parlamentar, existem casos de bebês que sobrevivem. "Os pais são aconselhados a interromper a gestação, mas mesmo com dificuldades a criança pode ser forte e trazer muita alegria à família. Aborto é um assassinato do inocente", comentou. (IR)



Miséria

Welson Gasparini (PSDB) parabenizou o governador Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff pelo trabalho de construção de 97 mil casas populares no Estado. O parlamentar informou que só em Ribeirão Preto existem 20 mil famílias em favelas. "Apesar dos esforços, ainda há muito o que se fazer no combate à miséria", comentou. Para o deputado, a eleição municipal é a oportunidade de a população escolher um candidato capaz de resolver esse problema. "Somos a 6ª maior economia do mundo e ao mesmo tempo vemos esse quadro de miséria". (IR)



Proteção aos animais

Jooji Hato (PMDB) citou alguns exemplos de fatos históricos que envolvem animais. "Se voltarmos no tempo vamos ver que a relação do homem com os animais é antiga e hoje em dia vemos violência contra esses seres", comentou. O parlamentar disse esperar a aprovação de seu Projeto de Lei 1.207/2011, que cria a Delegacia Especial de Proteção contra Crimes e Maus Tratos a Animais. "Os animais são indefesos, precisam dos seres humanos tanto quanto precisamos da companhia e do afeto deles". (IR)



Transporte e saúde

O deputado Marcos Martins (PT) comentou a falta de assistência médica aos moradores de Mogi das Cruzes, que, após o descredenciamento do hospital da cidade para tratamento de câncer, precisam viajar até São Paulo para cuidar da saúde. Citou reunião da Comissão de Saúde, ocorrida no dia 10/4, em que compareceram o bispo Dom Fernando Legal e a irmã Monique Bourget para falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2012, com o tema Fraternidade e Saúde, e também a manifestação de entidades do setor na Praça da Sé, também no dia 10, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que é comemorado em 7 de abril. (BA)

alesp