Projeto prevê fornecimento gratuito de embalagem ao consumidor


16/04/2012 11:35 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Segundo Gilmaci Santos, líder do PRB, o acordo feito entre o governo do Estado e a associação que representa os supermercadistas com o intuito de banir as sacolas plásticas lesará apenas o consumidor.

O deputado apresentou o PL 87/2012, que torna obrigatório o fornecimento gratuito de embalagem ao consumidor para acondicionamento de produtos comprados em supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais.

Segundo o parlamentar, o acordo é importante do ponto de vista ambiental, mas não para o consumidor. "O consumidor brasileiro paga impostos altíssimos; arcar com a embalagem dos produtos seria mais um ônus", afirma.

Projeto semelhante ao do parlamentar foi apresentado pelo vereador Marcelo Squassoni, na Câmara Municipal de Guarujá, e sancionado recentemente pela prefeitura, transformado na lei municipal 3.921. A partir de agora, os supermercados do município deverão substituir as sacolas de papel reciclado por outra de pano reutilizável ou outro material reciclável e ecologicamente correto, desde que isso não gere custos para o consumidor.

Para Gilmaci, a lei é uma vitória para a população de Guarujá. "O consumidor foi agraciado com esta lei, mas seria importante que o governo estadual sancionasse nosso projeto. Se as sacolas foram banidas, é fundamental que sejam disponibilizadas embalagens melhores mas sem custos ao consumidor", disse.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp