" />" /> Opinião - Expansão da rede federal de educação superior

Opinião - Expansão da rede federal de educação superior

"Ribeirão Preto necessita da participação federal no atendimento às demandas educacionais, profissionais e tecnológicas da região"
17/04/2012 16:40 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Apresentei moção em apoio ao requerido pelo vereador Jorge Parada, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, apelando para a presidente Dilma Rousseff no sentido de determinar a inclusão no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica.

Razões para tanto não faltam e não custa nada relembrar a importância de Ribeirão Preto como importante polo regional, estadual e nacional, destacando-se como o mais importante centro de produção sucroalcooleira do planeta, bem como de setores como serviços, hotelaria, agroindústria, tecnologia etc.

Não obstante tudo isso, a cidade conta com inúmeras instituições de ensino superior de natureza privada, bem como um representativo campus da USP, que fazem de Ribeirão também uma referência no campo educacional.

Ainda no que se refere à vasta gama de ofertas em ensino superior, a USP assinou convênio com o governo do Estado de São Paulo para a construção, em seu campus, de um polo tecnológico, contribuindo sobremaneira para a consolidação regional do Norte e do Nordeste paulista em excelência educacional superior.

Como cidade-polo que é, Ribeirão Preto necessita também da participação federal no atendimento às justas demandas educacionais, profissionais e tecnológicas de todas as cidades da região.

O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica cobre todos os Estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado. As escolas que compõem a rede federal são referência nesta modalidade de ensino, conforme comprova a colocação de seus alunos em avaliações nacionais. É inadmissível, portanto, que Ribeirão Preto não conste do referido programa e que nela não exista uma única faculdade federal, ponto de partida " conforme tenho defendido junto à presidenta Dilma desde minha posse como deputado estadual " para a futura Universidade Federal Regional da Alta Mogiana.

Toda grande caminhada, conforme prega a sabedoria milenar, começa com um primeiro passo, e este seria justamente a inclusão de Ribeirão Preto no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica.



*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp