" />" /> Opinião - Contabilistas: profissionais a serviço do desenvolvimento

Opinião - Contabilistas: profissionais a serviço do desenvolvimento

"O profissional contábil está treinado e habilitado nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais"
18/04/2012 17:54 | Itamar Borges*

Compartilhar:


Nenhuma decisão de negócio deve ser tomada sem dados contábeis; essa atividade é indispensável em uma economia estável e em expansão. O contabilista é um profissional eclético, que baseia-se em método científico para conciliar teorias distintas e discernir entre o verdadeiro e o falso. Após um processo de depuração e separação através da análise, reúne, ao final, informações num todo legítimo e consistente, que permite controlar um empreendimento e apurar resultados, no chamado Balanço Patrimonial.

O profissional contábil está treinado e habilitado nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais. Suas conclusões obedecem à lógica contábil, sempre respaldada por princípios e normas técnicas. Nenhuma decisão de negócio deve ser tomada sem os dados contábeis, e somente o profissional contábil dispõe de preparo técnico para interpretar esses dados e descobrir a verdade patrimonial e a direção correta a ser indicada aos tomadores de decisão da empresa.

Profissional liberal, o contador possui múltiplas funções, podendo ser: autônomo; empresário de contabilidade; auditor; consultor tributário; controller; perito contábil; membro de conselho fiscal e de administração; árbitro em câmaras especializadas; atuar na área acadêmica; ser membro de comitês de auditoria e de entidades de classe, ou executivo nas empresas.

Atualmente o Brasil torna-se uma das mais importantes economias do mundo, com crescimento econômico previsível, controle da inflação, moeda estável e juros sendo reduzidos. É quando a profissão dos contabilistas torna-se uma das mais procuradas pela sua importância nas micro, pequenas, médias ou grandes empresas, que já somam mais de 2 milhões, apenas no Estado de São Paulo, e mais de 5 milhões em todo o Brasil.

Em São Paulo, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis tem uma base de 20 mil empresas e 150 mil contabilistas. Estes e as empresas de serviços contábeis, seus representantes, entidades, sindicatos, conselhos e associações estão em posição de destaque entre os principais líderes comprometidos com o desenvolvimento econômico e social de nosso país. É com essa visão que saudamos e homenageamos os contabilistas. Viva 25 de abril! Viva os contabilistas de São Paulo e do Brasil!



*Itamar Borges é deputado pelo PMDB e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp