Da Tribuna


18/04/2012 19:08 | Da Redação

Compartilhar:


Requerimento



Edinho Silva (PT) questionou a reprovação do requerimento de sua autoria no qual propunha audiências públicas para tratar da Fundação do Remédio Popular (Furp) pela Comissão de Saúde. Segundo o deputado, a Furp pretende adotar uma nova gestão, utilizando-se de parcerias público-privadas. "É preciso debater, questionar e ponderar um tema dessa importância", disse. O parlamentar comentou, também, o fato de trólebus da região do ABCD terem circulado nesta terça-feira com adesivos em formato de estrela vermelha " símbolo do PT " indicando o novo valor da tarifa. "A intenção foi vincular o partido ao aumento. O governo tem de investigar o caso", finalizou. (DA)



Ensino profissionalizante em presídios



"O sistema penitenciário do Estado precisa de muitas correções e melhorias", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado propôs que sejam instaladas escolas profissionalizantes nos presídios. "Atualmente, o que funciona são escolas de crime, e o preso não aprende nada de construtivo". Segundo o parlamentar, com a implantação dessa medida, haveria possibilidade de recuperação dos presos. Gasparini sugeriu uma parceria entre o governo e o Centro Paula Souza para a instalação de Etecs nos estabelecimentos penais. (DA)



Vale-coxinha



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre a campanha iniciada na segunda-feira, 18/4, pelo Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado, pedindo reajuste no auxílio-alimentação, que atualmente é de $4. "Há 12 anos os servidores estão sem reajuste, para saber de mais detalhes da campanha acessem o site: www.sindasp.org.br", comunicou. O parlamentar comentou outras mobilizações de servidores, que reivindicam aumento no vale-alimentação. Segundo o deputado o sindicato da saúde está organizando uma manifestação na qual os servidores irão comer coxinhas nas proximidades da Assembleia, "é melhor trazer de casa, porque aqui na lanchonete a coxinha custa R$ 5". (DA)



Pesca



Edson Ferrarini (PTB) comentou a atuação da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, a qual preside. Segundo o deputado, ele e os membros da frente têm trabalhado bastante para solucionar diversos problemas, como a resolução que institui comissão científica para atualização da lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado. Ferrarini considerou a Ceagesp ponto de referência no mercado de pescados, mas disse que o local ainda não oferece as devidas condições de trabalho. (DV)



Contra o barulho



Jooji Hato (PMDB) leu uma reportagem publicada no Jornal da Tarde que caracteriza carros parados na rua com o som ligado como "pancadões" universitários. Segundo a reportagem, alunos das faculdades Uninove, FMU, São Judas, entre outras, atrapalham os vizinhos e outros estudantes que estão tendo aula por conta do barulho. Hato retratou denúncias de vizinhos e declarou que desordem pública não gera investimento. Lembrou que existe na Casa um projeto em tramitação que visa proibir veículos com aparelho de som ligados em volume alto. (DV)



Máfia das merendas



Carlos Giannazi (PSOL) criticou o comportamento do governo estadual e da prefeitura em relação às merendas escolares. Para o deputado, a decisão da décima vara criminal de entrar com uma ação penal contra 35 pessoas foi muito importante. De acordo com Giannazi, essas pessoas estão envolvidas em fraudes de licitações e pagamento de propina. "É a máfia das merendas, assim como existe a máfia do lixo, a do serviço funerário, a dos transportes..." Denunciou Januário Montone, acusado de ter recebido R$ 600 mil quando era secretário de gestão. "A alimentação das crianças virou caso de polícia". (DV)



Apagão





"Mais um apagão no transporte coletivo e, para variar, a linha Rubi da CPTM parou", reclamou Marcos Martins (PT). O deputado comunicou que a Comissão de Transportes enviou um requerimento solicitando a presença do presidente da CPTM e do secretário de Transportes Metropolitanos, para que estes esclareçam as providências que têm sido tomadas. Questionou os problemas de atraso dos trens e afirmou que isso castiga a população. Depois, o deputado parabenizou o time feminino de vôlei de Osasco, vencedor da Superliga. Cumprimentou o técnico Luis Osmar e todas as jogadoras, pela dedicação e trabalho. (DV)



Ala especial em Albert Einstein



Jooji Hato (PMDB) comentou reportagem publicada pelo jornal O Globo que reporta o consumo excessivo de álcool por adolescentes e também a criação de plantão especial no pronto socorro pediátrico do hospital Albert Einstein. De acordo com o deputado, há cerca de um ano os pediatras de plantão do hospital passaram a ser chamados para atender adolescentes que chegam à emergência, principalmente as sextas e sábados, por causa do consumo excessivo de álcool. "Vamos continuar aceitando isso? Quando isso vai acabar?"(GN)



Ordem dos Músicos



Edson Ferrarini (PTB) defendeu a Ordem dos Músicos. Para o deputado, "o músico não entende bem o quanto a ordem é interessante para ele". Ferrarini explicou que a entidade busca amparar o profissional, não só entregando-lhe uma carteirinha, mas filiando-o ao um sistema que "não lhe tira nada, apenas o valoriza". Depois, Ferrarini lamentou que o álcool esteja tão disseminado entre os adolescentes que o Hospital Israelita Albert Einstein criou um ambulatório no setor de pediatria específico para esses cuidados. (OT)



Tratamento do alcoolismo



Ao contar como se envolveu no atendimento aos alcoólicos, Edson Ferrarini (PTB) afirmou que só há um tratamento para combater o alcoolismo: evitar o primeiro gole até o fim da vida. Formado em direito e psicologia, o deputado mantém um centro de atendimento a dependentes na capital. Ele lembra que 70% dos leitos de tratamento psiquiátrico são ocupados por distúrbios relacionados ao alcoolismo, e lamenta que o projeto da Lei Geral da Copa admita a venda e o consumo de bebida alcoólica nos estádios, hoje proibidos. Para Ferrarini, isso ajudou a diminuir a violência no futebol dentro do estádio. Fora dele, só banindo as torcidas organizadas. (OT)

alesp