CET vai orientar pedestres


19/04/2012 12:18 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou nesta semana que o programa de proteção ao pedestre estará mais voltado à orientação do transeunte. Segundo representantes do órgão, as pessoas ainda têm certo receio de esticar o braço para sinalizar a travessia.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, defensor de propostas que diminuam acidentes do trânsito, é importante orientar o pedestre, mas também o motorista. "Creio que muitas pessoas deixaram de sinalizar a travessia por causa da falta de atenção do motorista. Ambos precisam ser orientados e corrigidos", disse.

A sinalização do pedestre foi adotada pela CET no ano passado, baseada na experiência de Brasília, que hoje é considerada referência no respeito ao pedestre. Em São Paulo, a punição ao motorista começou em agosto do ano passado, e até o final de março foram feitas quase 160 mil autuações.

"É claro que de lá para cá os motoristas têm estado mais atentos, mas ainda é muito arriscado para um pedestre atravessar vias em São Paulo", afirmou Gilmaci. Em 2010, de 7.007 pessoas atropeladas na capital, 630 pedestres morreram. Segundo um balanço divulgado no início deste mês, de maio de 2011 (início da campanha) a janeiro deste ano, as mortes no centro da cidade caíram 37%, em comparação com o ano anterior.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp