Opinião Devoção e dever


23/04/2012 16:44 | Olimpio Gomes

Compartilhar:


*A última quinta-feira, 19 de abril, foi dia de Santo Expedito. Como faço todos os anos, fui às missas e procissões no decorrer do dia. Santo Expedito, para os católicos, é o santo das causas urgentes, o que acaba por mobilizar uma multidão de pessoas especialmente devotadas em agradecer ou pedir uma graça.

Durante a procissão, seguíamos rezando e eu observava as pessoas, seguindo descalças, rezando e pedindo força ou agradecendo emocionadas. A mesma emoção de quem pede é a de quem agradece.

O povo brasileiro acredita, tem vontade de trabalhar, pede trabalho, pede melhorias, pede uma vida melhor. Naquela fila imensa, sob um sol escaldante, centenas de pessoas, horas e horas, esperando sua vez de agradecer um emprego ou pedir uma possibilidade de trabalho.

O povo brasileiro não é simplesmente a massa de eleitores, mas um povo cheio de necessidades que nós, políticos, podemos ajudar a satisfazer. E nem é apenas uma questão de poder, mas de dever. São essas pessoas simples, que rezam, que choram e que pedem a Deus, ou a quem acreditam, que precisam da nossa intervenção como políticos. É para isso que nós devemos trabalhar. Devemos rever nossas prioridades e lembrar de quem nos trouxe até aqui.

Lembrar de cada senhorinha que consegue marcar uma consulta médica num prazo razoável, num posto médico próximo de sua casa. De cada mãe que consegue uma vaga para seu filho e sabe que ele está tendo uma boa formação, de cada pai que trabalha em condições dignas, das crianças que podem brincar nas ruas, e dos jovens que estão a salvo das drogas e da violência.

Nossas ações políticas devem proteger e prover a população. Esse é o nosso papel. Isso é o que a sociedade espera de nós. E é isso que deve ser feito para que nas próximas procissões eles tenham mais a agradecer, e nós também.

*Olimpio Gomes é deputado estadual, líder do PDT na Assembleia Legislativa.



"O povo não é simplesmente a massa de eleitores, mas tem necessidades que nós, políticos, podemos ajudar a satisfazer"

alesp