Brasil é 11º em impunidade de assassinato de jornalistas


24/04/2012 10:45 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


O Brasil é o 11º país do mundo em que os assassinatos de jornalistas mais ficam impunes. É o que mostra um levantamento divulgado pelo Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), sediado nos Estados Unidos.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, estes profissionais vivem inseguros em alguns Estados brasileiros, e seus perseguidores ficam quase sempre impunes. Em 2010, o parlamentar apresentou o Substitutivo 1 ao Projeto de Resolução 9/2010, que cria o Conselho Estadual Parlamentar de Comunicação do Estado.

A proposta foi apresentada porque, segundo Gilmaci, seria necessária a criação de um novo texto em que a liberdade de expressão não fosse ameaçada. "A violência contra esses profissionais precisa acabar, mas para que isso ocorra é importante definir o papel de cada um", afirma o deputado.

De acordo com o Índice da Impunidade, elaborado anualmente pelo CPJ, cinco mortes de jornalistas que ocorreram entre 2002 e 2011 ainda não resultaram em condenação. O Iraque ainda é o pior país, já que 93 mortes nesse período não foram esclarecidas.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp