Opinião " Reabilitação social dos presos


24/04/2012 11:06 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O sistema penitenciário do Estado de São Paulo, como o de todo o país, está precisando de muitas modificações porque, infelizmente, não cumpre seu papel de recuperar o criminoso e devolvê-lo à convivência social apto a exercer uma cidadania consciente, participando da vida e da economia comunitária. Uma das mudanças " que apresentei ao governador Geraldo Alckmin " seria instalar, em maior escala, escolas profissionalizantes em presídios paulistas.

Temos presídios em cidades do interior em que o número de presos é quase superior ao de habitantes. Essas pessoas, entretanto, vivem uma situação de absoluta indolência: ficam, assim, praticamente o dia inteiro sem fazer nada. Quando muito, tomam um banho de sol, jogam bola, se têm espaço para isso, mas, diante desse quadro, a recuperação praticamente inexiste. Todos nós sabemos " e as estatísticas demonstram " que o presidiário, ao terminar de cumprir sua pena, volta para o convívio da sociedade e, como regra geral, para a criminalidade aperfeiçoada na prática de crimes, de maneira a dificultar o trabalho da polícia em reprimir sua ação delituosa. Isso acontece, insisto, porque os presídios não recuperam o criminoso e funcionam, na verdade, como verdadeiras escolas de crimes. Lá eles trocam ideias, impressões, dividem "experiências" e acabam se aperfeiçoando em como levar vantagens nos atos criminosos.

Eu acredito, entretanto, na possibilidade de recuperação de muitos presos. Podemos começar essa recuperação, conforme a sugestão que fiz ao governador Alckmin, instalando escolas profissionalizantes dentro dos presídios. Em algumas cidades já temos ligeiras experiências com locais onde, através de convênios envolvendo atividades profissionalizantes e empresas locais, acontece a instalação de um sistema de educação profissional. Esse fato permitiria ao preso começar a produzir e ganhar um salário que pode aplicar na poupança ou mesmo encaminhar aos seus familiares.

Gostaria, assim, de ver o governador Geraldo Alckmin, um homem muito sensível às questões sociais, determinando à Fundação Paula Souza que estude um programa específico, junto com o sistema penitenciário do Estado, para instalação de Etecs nos presídios estaduais. Tenho certeza de que teremos resultados excepcionais.

Na cidade de Franca, por exemplo, um fabricante de calçados promoveu um convênio dessa natureza e hoje muitos presos estão produzindo calçados. Para quem está preso e quer se reinserir na sociedade, a oportunidade de aprender uma profissão representa uma grande chance para uma nova vida.

Pretendo, em audiência com o governador Geraldo Alckmin, levar pessoalmente a sugestão de instalar escolas técnicas em presídios para proporcionar a efetiva reabilitação social do preso, dando-lhes condições de uma vida normal após cumprida sua pena.

Tenho certeza de que as Etecs, uma vez instaladas nos presídios paulistas, servirão de exemplo de recuperação daqueles que, após pagarem pelo crime cometido, desejam uma nova oportunidade de participação e integração na vida das comunidades das quais são originários.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

"Tenho certeza de que as Etecs, uma vez instaladas nos presídios paulistas, servirão de exemplo de recuperação"

alesp