Da Tribuna


24/04/2012 18:24 | Da Redação

Compartilhar:


CPTM e Metrô



Donisete Braga (PT) discorreu sobre o alto número de reclamações que têm havido em relação ao transporte público, principalmente à CPTM e ao Metrô. De acordo com suas palavras, o grande problema é falta de conhecimento, de planejamento e especialmente de investimentos por parte do governo. Ainda segundo ele, tal descaso acaba ocasionando alto número de acidentes, muitas vezes com vítimas fatais. (WP)

Mais pousos em Congonhas

Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no sentido de que as empresas aéreas do aeroporto de Congonhas possam utilizá-lo nos finais de semana em quantidade 15% superior ao anteriormente permitido. Isso, segundo o parlamentar, aumentaria ainda mais o trauma e os riscos já existentes no entorno do aeroporto, já bastante grandes em função dos diversos acidentes geradores de centenas de mortes já ocorridos na região. O deputado manifestou seu repúdio em relação à decisão da Anac, que "curva-se, juntamente com a Infraero, aos interesses das empresas aéreas". (WP)



Em defesa do Iamspe



Marcos Martins (PT) parabenizou o município de Bofete pela passagem de seu 132º aniversário, cumprimentando seus dirigentes e sua população. A seguir, citou o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, convidando os deputados que a subscreveram a participarem do ato. Falou ainda sobre a Semana de Prevenção e Proteção Contra o Amianto, que terá início em 23 próximo, estendendo-se até o dia 28. Em Osasco, segundo ele, haverá uma barraca que atenderá, junto com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, aos interessados em submeter-se a exames, primeiro passo na busca de indenizações pela exposição ao produto. (WP)



Força Nacional de Segurança



Jooji Hato (PMDB) demonstrou sua indignação quanto ao alto índice de violência na capital do Estado, reportando-se em especial ao elevado número de assaltos e sequestros, muitos dos quais seguidos de morte. O deputado comparou os dados da capital paulista e dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Considerou a possibilidade de que São Paulo, se necessário, venha a convocar a Força Nacional de Segurança em defesa de seus cidadãos. (WP)



Código Florestal



Itamar Borges (PMDB) falou sobre a votação do Código Florestal, prevista para acontecer nesta terça-feira, 24/4. "Expectativa, avanços e dúvidas circundam a discussão do código", disse. O parlamentar defendeu que a ocupação de cidades turísticas seja feita de maneira ordenada e se posicionou contrário a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Turvo, na bacia do Rio Grande, na região noroeste do Estado. O deputado finalizou parabenizando o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, pelo parecer desfavorável ao pedido de licenciamento das PCHs. (DA)



Recondução



Carlos Cézar (PSB) comentou convenção realizada na cidade de Camboriú pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Segundo o deputado, o encontro contou com 12 mil religiosos e foi decidido que o pastor Mário Oliveira será o líder da Igreja por mais um mandato, seu quarto. "A igreja conta com 40 mil pastores e 18 mil templos e possui 2,5 milhões de membros", disse. O parlamentar falou também sobre o lançamento da Bíblia Apostólica com anotações feitas pelo apóstolo Estevam Ernandes. "Queria parabenizá-lo pelo lançamento, trata-se de algo inédito no Brasil", finalizou. (DA)



Polícia Militar



Donisete Braga (PT) falou sobre o trabalho do coronel Roberval França, que assumiu o comando-geral da Polícia Militar. "Roberval fez um ótimo trabalho na região do ABCD, e espero que sua atuação continue positiva". O parlamentar afirmou, entretanto, que os servidores públicos, de modo geral, precisam de reconhecimento. Defendeu ainda maior diálogo entre as prefeituras e o governo do Estado.



Professores



Carlos Giannazi (PSOL) solicitou que o governo cumpra a Lei federal 11.738, que estabelece a jornada para os professores da rede pública. "O Estado não coloca a jornada do piso em prática e dessa maneira afronta a legislação. Isso não pode mais acontecer", disse. O deputado defendeu a aprovação do PL 134/2011, que reajusta o vale-refeição dos servidores. "Como o professor vai se alimentar com quatro reais?", indagou. Segundo o parlamentar, essas medidas são necessárias para melhorar a condição dos servidores. (DA)



Drogas



"Há uma onda de jovens entrando para o mundo das drogas", disse Jooji Hato (PMDB). Segundo o parlamentar, as drogas são um dos pilares que sustentam a violência, e é preciso adotar uma medida de tolerância zero. Também falou sobre a questão das armas ilegais: "É necessário implantar a blitz do desarmamento. São 16 milhões de armas irregulares", disse. O deputado lamentou a morte de Fernando Dini Neto, que ocorreu no domingo 23/04, na cidade de Sorocaba. "Ele era meu amigo e ajudou muitas pessoas que estavam no mundo das drogas". (DA)



Saúde



"A saúde tem de ser prioridade e não é isso que está acontecendo na região de Mauá", disse Vanessa Damo (PMDB). A parlamentar referiu-se à descentralização do atendimento de urgência. Segundo a deputada, serviços deixaram de ser prestados por alguns centros, como o Hospital Nardini, que deixou de oferecer as especialidades de pediatria e clínica médica. A parlamentar informou que visitou algumas unidades de pronto atendimento (UPAs) da região. "A situação está péssima. A população está abandonada à própria sorte", alertou. (DA)



Comemoração



Telma de Souza (PT) lembrou que no dia 27/4, às 20h, será celebrado em sessão solene o centenário do Santos Futebol Clube. Para a deputada, a comemoração se dará de uma maneira extraordinária. Telma de Souza espera a presença de Neymar, que também pode comemorar seu milésimo gol, a ser marcado na Taça Libertadores. (GN)



Promessas



Para Simão Pedro (PT), houve muitas promessas do governo que não foram cumpridas, e com isso a população do Vale do Ribeira ficou frustrada. O parlamentar citou alguns problemas que o Estado iria resolver na cidade, como o gargalo da BR-116, as enchentes, a falta de infraestrutura, o déficit habitacional, entre outros. "Falta planejamento", finalizou. (GN)

alesp