Proposta CPI para apurar casos de pessoas desaparecidas


27/04/2012 11:06 | Da assessoria do deputado José Bittencourt

Compartilhar:


José Bittencourt (PSD) propôs à Assembleia Legislativa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e apurar o desaparecimento de pessoas no Estado de São Paulo.

A iniciativa está pautada em estatísticas que apontam 18 mil casos registrados por ano no Estado. Os números mostram ainda que em 49% dos casos a vítima é adolescente.

Dados da Polícia Civil revelam que entre 1º de janeiro de 2008 e 9 de fevereiro deste ano a lista de desaparecidos soma 13.089 nomes, média de 11 por mês. Desse total, são 8.544 homens, 4.545 mulheres e 977 crianças.

"Muitas vezes, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa não consegue concluir as investigações por falta de informações dos familiares, que desconhecem a rotina do parente. Falta um sistema unificado de identidade no país. Além disso, nos confrontamos com o descumprimento pelos hospitais em informar a delegacia de desaparecidos quando um paciente em estado grave chega desacompanhado", esclarece Bittencourt.

O parlamentar garante que o foco dos trabalhos sugeridos será a busca por medidas que facilitem as investigações, de forma a contribuir com os trabalhos das polícias e do Ministério Público, além de medidas que contribuam com o conforto e demais aparatos voltados às famílias de vítimas.

Grupos como o Mães da Sé estarão entre os envolvidos nos trabalhos da CPI proposta por Bittencourt.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp