" />" /> Opinião: Projeto Água: uma iniciativa a favor da vida

Opinião: Projeto Água: uma iniciativa a favor da vida

"Acho muito importante as pessoas refletirem sobre a importância da água em nossas vidas e quanto é necessário evitar o desperdício"
27/04/2012 17:57 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Participei recentemente de reunião do Rotary Clube Ribeirão Preto-Irajá, do qual, orgulhosamente, sou sócio honorário e fiquei entusiasmado com a mais recente iniciativa desse clube de serviços que tanto honra a comunidade ribeirão-pretana: o lançamento do Projeto Água, voltado para a defesa do meio ambiente. Em sua parte prática, o programa orienta e cria uma consciência conservacionista nos alunos do Colégio Santos Dumont, quanto à importância da água, por meio de palestras. Depois os alunos participarão de um concurso de redação, com direito a prêmios para os primeiros colocados.

Esse projeto tornou-se possível graças à iniciativa do Rotary Clube Irajá e da Casa da Amizade, com o apoio do Ribeirão Shopping, da Luminus, do programa Maurício e Marcelo, da Scala Adesivos, da Associação Diabetes de Ribeirão Preto, da Di Galvez " Ferramentas de Corte, da Facchini, da Supera " Ginástica para o Cérebro e da Kaufe Infoeletro.

Acho muito importante as pessoas refletirem sobre a importância da água em nossas vidas e o quanto é necessário evitar o desperdício, que infelizmente acontece em larga escala no dia a dia. Economizar, não poluir e conservar a água é essencial para a sobrevivência da humanidade.

Apregoa uma certa campanha: "a consciência de que é preciso mudar dependerá de nós, de nossas atitudes, comportamentos e nosso grau de civilidade". Uma torneira mal fechada pinga, em um dia, quantidade de água suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias. Um banho de ducha de 15 minutos, com a torneira aberta, consome 240 litros de água. Fechar a torneira, enquanto se ensaboa, poderá diminuir o gasto para 120 litros. O ser humano, eis outro dado significativo, só sobrevive por três dias sem beber água! Mas pode passar 28 dias sem comer.

Esse Projeto Água vem em boa hora! Aproveito o seu anúncio para cumprimentar todos os rotarianos de Ribeirão Preto e de todo o mundo, unidos em torno do lema: "Dar de si antes de pensar em si".

O compromisso dos rotarianos em servir pode ser bem entendido através da Prova Quádrupla: É a verdade? Será justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Serão beneficiados todos os interessados?

Cumprimento, pois, o Rotary Clube Irajá pela brilhante iniciativa. Pleno sucesso, e espero da nossa população uma resposta entusiástica e positiva a tão importante proposta em favor da vida!



*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp