Escolas públicas poderão ter de enviar cartas aos pais informando o Ideb de seus filhos


02/05/2012 18:37 | Da redação Gracielle Nakayama

Compartilhar:


O Projeto de Lei 269/2012, de autoria do deputado Marcos Neves (PSB), determina que os estabelecimentos públicos de ensino do Estado enviem aos pais ou responsáveis pelos alunos carta informando os respectivos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de seus filhos. O projeto ainda determina que o índice deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e também pelas Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em sua justificativa, a propositura esclarece que o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), sendo calculado com base no desempenho do estudante no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil, bem como no rendimento escolar (aprovação e evasão).

"Os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho da escola de seus filhos por simples consulta ao sítio do IDEB (http://ideb.inep.gov.br/). Entretanto, o envio de carta aos pais/responsáveis informando o desempenho no Ideb da escola onde seus filhos estudam facilitaria o acesso a tal dado e possibilitaria a mobilização de pais e alunos em favor da qualidade da educação", finalizou Neves.

alesp