Deputados apresentam medidas para auxiliar no combate ao aquecimento global


02/05/2012 19:44 | Da redação Isabella Rangel

Compartilhar:


A emissão excessiva de gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono, tem acentuado o efeito estufa, que impede a dispersão no espaço do calor formado pela radiação solar. Somado às alterações climáticas, esse fenômeno é a causa do aquecimento global, que eleva a temperatura do planeta.

Tais mudanças climáticas trazem cenário com desastres ambientais para os próximos 100 anos, segundo relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês). Para reduzir o impacto ambiental, uma alternativa é a mudança de hábitos da população que garantam a menor emissão de gases tóxicos, como o reaproveitamento de lixo, plantação de árvores e a utilização de meios alternativos de energia.

Na Assembleia, há projetos de lei destinados à causa, como o 137/2012, de autoria do deputado Afonso Lobato (PV), que dispõe sobre a implantação do programa Plante uma árvore e ajude a Mata Atlântica. Na atividade, é instituída a educação ambiental nas escolas a partir de atividades práticas e teóricas sobre o reflorestamento da Mata Atlântica com árvores nativas.

Outro plano que visa à redução dos impactos ambientais é o 790/2010, do deputado Vinícius Camarinha (PSB), que propõe a implantação do Projeto Telhado Branco, que consiste na instalação de telhados claros nas construções edificadas com financiamento oriundo do Estado. Segundo o parlamentar, os telhados refletem a luz solar, o que reduz o aquecimento ambiental e as chamadas "ilhas de calor" nos espaços urbanos.

Existe ainda o Projeto de Lei 1311/2007, do deputado Aldo Demarchi (DEM), que visa à inclusão na grade curricular do ensino médio das redes públicas e privadas do Estado a disciplina Estado, Cidadania e Ética, que aborda temas como Preservação e Sustentabilidade do Patrimônio Natural e Cultural e Ética Ambiental.

alesp