Da Tribuna


02/05/2012 20:10 | Da redação

Compartilhar:


Visita íntima



Olimpio Gomes (PDT) criticou a liberação da visita íntima para adolescentes presos em instituições como a Fundação Casa. Segundo o deputado, desde o dia 18/4 foi concedido esse benefício aos jovens de 14 a 18 anos que comprovarem uma relação matrimonial ou união estável até o momento em que cometeu algum delito. "A visita íntima para presidiários adultos já é uma vergonha", opinou o parlamentar. (DV)



Servidores de Salto



Carlos Giannazi (PSOL) defendeu os servidores na cidade de Salto, em greve, e criticou o prefeito Geraldo Garcia, chamando-o de intransigente e autoritário. De acordo com o parlamentar, Garcia não atendeu as reivindicações, nem se manifestou para negociações, "Essa greve é justa, eles tem que exigir uma proposta digna". Para Giannazi, é necessário investimento para um funcionalismo público de qualidade e lembrou que esses servidores estão há muito tempo sem reajuste salarial. (DV)



Saúde e segurança



"A função do médico é prolongar a vida, mas se não houver segurança não tem vida" declarou Jooji Hato (PMDB). O deputado mencionou os assaltos ocorridos na cidade de São Paulo em diferentes bairros, como a invasão por seis homens da casa, no Morumbi, do jornalista da rádio CBN, Milton Jung. Hato defendeu uma política de força tarefa com a finalidade de impedir a circulação de armas ilegais, com ações mais rígidas nas fronteiras do país e blitze de desarmamento. "Todo cidadão tem direito à vida e temos que zelar por isso". (DV)



Autismo



Hamilton Pereira (PT) comentou o programa aprovado pelos deputados da Casa, destinado a pessoas autistas. Segundo o parlamentar, o Programa Integral da Síndrome do Autismo tem como objetivo oferecer aos portadores educação e tratamento médico de alto nível de especialização. "A Constituição diz que saúde é direito de todos e dever do Estado, e autistas sofrem com a falta de uma política voltada a eles". Citou as ações das associações de amigos do autista e ressaltou que a maioria é organizada por pais ou parentes próximos que precisam de patrocínio. (DV)



Código Penal



Edson Ferrarini (PTB) comunicou que o Congresso Nacional está revendo o Código Penal e para isso convocou um grupo de juristas. "O Código precisa ser alterado, mas é fundamental debater com a população, que é quem sente na pele o problema da violência", explicou o deputado. Para Ferrarini, o grupo escolhido não pode se basear apenas em suas respectivas visões e precisam fazer alterações que mostrem aos indivíduos que o crime não compensa. "Se a reforma não for severa e de tolerância zero não vale a pena", declarou. (DV)



Corrupção e juros



Simão Pedro (PT) disse que compareceu à festa popular do Dia do Trabalho no Anhangabaú. O parlamentar informou que o presidente da CUT e outros representantes citaram em seus discursos pontos como a exigência da queda dos juros e o combate à corrupção. Para o deputado, a população brasileira não pode mais ver atos de corrupção acabarem impunes. Sobre as taxas de juros, Simão Pedro considerou correto o discurso da presidente Dilma que, no dia 30/4, conclamou a população brasileira a chamar a atenção dos bancos privados para que baixem as taxas de juros. (IR)



Momento privilegiado



Enio Tatto (PT) falou sobre o Dia do Trabalho. Para o deputado, a data sempre é marcada por reivindicações, protestos e comemorações. Ele informou que em países desenvolvidos, trabalhadores protestaram por direitos trabalhistas. "A cena de manifestação me lembrou o Brasil, mas não foi o que houve aqui. Fizemos comemoração e festa", comentou. Para Tatto, o país está em momento privilegiado na questão trabalhista. "Os trabalhadores do Brasil estão reconhecendo a atuação do governo em favor dos direitos trabalhistas", disse. (IR)



Piracicaba



Roberto Morais (PPS) participou de atividades do Dia do Trabalho em Piracicaba, como a comemoração de 30 anos do bairro Parque 1° de Maio e homenagem à banda centenária União Operária, que, segundo o deputado, toca o Hino Nacional pela cidade, no dia 1° de maio. O parlamentar disse que conta com o apoio dos partidos políticos para que seja votado em breve o projeto que cria o Aglomerado Urbano de Piracicaba. "A emenda aglutinativa já está pronta. Estamos com na expectativa de que o projeto seja votado o quanto antes", comentou. (IR)



Vergonha



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre ação da Defensoria Pública de São Paulo, a pedido de um dependente de crack, que motivou a Justiça a proibir a abordagem de usuários da droga, na região da cracolândia. Para o parlamentar, a decisão é um desserviço à população. "É como se o adversário do dependente de crack fosse a polícia". Olimpio Gomes disse que o traficante é o pior tipo de bandido. "Essa decisão é uma vergonha, assim como a Lei 12.594/12, que garante a visita íntima ao menor infrator". (IR)



Tai Chi Chuan e amianto



Marcos Martins (PT) comentou a Lei 13.448/2009, de sua autoria, que estabelece o Dia Estadual do Tai Chi Chuan, comemorado anualmente no último sábado de abril. O parlamentar comentou que neste ano as comemorações duraram uma semana e foram realizadas atividades como aulas gratuitas, palestras sobre os benefícios da saúde física e mental e demonstrações de Dança do Leão. O deputado falou, também, sobre o uso do amianto. "É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos que esse produto tóxico traz para as pessoas", disse. O parlamentar defendeu que a Sabesp substitua as tubulações que utilizam esse material. "É necessário, pois se trata de saúde pública e meio ambiente". (DA)

alesp