Opinião Ainda é tempo de reagir !


04/05/2012 17:03 | Welson Gasparini

Compartilhar:


*Estamos vivendo uma época de acontecimentos graves que exigem, por parte de nossa classe dirigente, posições corajosas e ações eficientes para colocar um paradeiro nos verdadeiros absurdos reveladores de uma grande anarquia social.

Recentemente fiscais da Receita Federal impediram a entrada no Brasil de 40 toneladas de lixo. Esses funcionários, lotados em Santa Catarina, descobriram, em dois contêineres, lixo procedente do Canadá, declarado como sendo polietileno. E não foi a primeira vez que isso aconteceu!

Realmente, a falta de reações faz muitos países entenderem o Brasil como possível depósito de lixo. Alguém já ouviu falar de providências tomadas nesse caso e em outros já acontecidos? Quando muito o lixo deve ter sido devolvido e, talvez, até tenhamos pago o transporte pelo retorno...

Ainda como sinal dos tempos ora vividos no Brasil, basta ler algumas manchetes recentes de jornais: "mulher troca filhinho por cocaína"; "criança chuta professora"; "aluno dá socos no professor em plena sala de aula"... Muitos professores passaram a ter medo dos alunos; quando reclamam do procedimento violento das crianças ainda encontram a reação dos pais que ficam ao lado dos filhos contra os professores.

A violência chegou a níveis incríveis: os marginais parecem que mandam e interferem em tudo. Nos últimos dias foi roubado o carro de um policial. Sabem onde ele estava? No pátio da delegacia onde ele trabalhava. O carro, felizmente para o dono, foi encontrado, mas o ladrão continua solto.

Noticiam os jornais: 61 postos de saúde estão sem vigias na cidade de São Paulo. Diretor da área administrativa declarou que a presença de vigilantes não inibe a violência. Esta declaração faz crer que os marginais venceram e, no Brasil, o crime compensa.

Nossos presídios estão superlotados e no início deste ano começou a funcionar o Banco Nacional de Mandados de Prisão. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça estimou existirem no Brasil 500 mil mandados de prisão não cumpridos. Isto é: 500 mil marginais estão livres nas nossas ruas!

Não é possível aceitar o Brasil como ele está, com os marginais tomando conta de todas as áreas e a corrupção vencendo nossas autoridades e corroendo nossas instituições oficiais. Ela é tão grande e tão poderosa que se chega até a pensar na necessidade de um milagre para reverter esta situação.

Não podemos, entretanto, nos acomodar; temos de acreditar que ainda há tempo de reagir e vencer os marginais. Mas, para isso, temos de somar as forças daqueles que acreditam em valores morais e espirituais na luta para a construção de uma pátria nova para nós e para os nossos filhos.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

"A violência chegou a níveis incríveis: os marginais parece que mandam e interferem em tudo

alesp