Parlamentar quer o fim da burocracia na restauração das obras de Portinari


08/05/2012 17:19 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:


O deputado e presidente do PT do Estado de São Paulo, Edinho Silva, voltou a utilizar a tribuna da Assembleia para chamar a atenção dos parlamentares e da sociedade para o impasse que ameaça as obras de Cândido Portinari, em Batatais.

Na cidade, mais de 20 obras do artista, expostas na Igreja Matriz Senhor do Bom Jesus da Cana Verde, passam por um processo grave de deterioração. O acervo, avaliado em US$ 30 milhões, está submetido a uma infestação de cupins e infiltração.

A igreja guarda obras que compõem o maior acervo sacro reunido do artista, incluindo as 14 telas da "Via Sacra", tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo, o Condephaat. Embora a liberação de recursos para a recuperação já tenha sido aprovada pelos órgãos federais competentes, os quadros continuam em grave situação devido à burocracia e impasses. "Infelizmente, por um conflito entre as partes envolvidas, os recursos já liberados não puderam ainda ser investidos no restauro dessas importantes obras", disse o deputado.

Por meio de ofício encaminhado à Comissão de Educação e Cultura da Alesp, e aprovado pelos seus membros, Edinho solicitou engajamento do governo do Estado no assunto, atuando como um intermediador e criando pontos de convergência entre as instituições.

Edinho também está tentando agendar uma data com o Secretário de Cultura , Marcelo Araújo, para tratar do caso, além de uma visita "in loco" para verificar a situação que as obras se encontram. Na tribuna, o parlamentar ressaltou o valor histórico do acervo. "As obras representam um período importante do artista que retratou a história do povo brasileiro. Temos que unir forças para que possamos recuperar esse acervo tão importante não só para a região de Ribeirão Preto, mas para o Brasil e o mundo", afirmou.

alesp