Da Tribuna


09/05/2012 18:39 | Da redação

Compartilhar:


Segurança



Marco Aurélio (PT) exibiu um vídeo do jornal da TV Vanguarda sobre a violência na região do Vale do Paraíba. "A região passa por uma situação de total falta de segurança", disse. Segundo dados da matéria, de janeiro a março deste ano ocorreram 114 homicídios na região do vale, litoral e serra. O parlamentar comentou que a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários recebeu nesta quarta-feira, 9/5, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Marcos Carneiro Lima. "O objetivo foi discutir e cobrar medidas efetivas em relação à segurança". (DA)



Cidadania



"Temos que estimular em todo o Brasil, de todas as maneiras, as atitudes pró-cidadania. O combate à corrupção é a primeira delas", disse Olimpio Gomes (PDT). Segundo o deputado, o Estado tem de fornecer serviços básicos de qualidade para a população, como saúde e educação, por exemplo. O parlamentar exibiu um vídeo do Movimento Pró-cidadania e afirmou que os cidadãos precisam se mobilizar contra a corrupção: "Tenho a felicidade de estar participando e convido todos a conhecerem, acessem o site www.movimentoprocidadania.com.br". (DA)



Energia



José Bittencourt (PSD) falou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustível, que acontecerá no dia 10/6, na Assembleia. "A criação foi inspirada em uma frente que já existe em Brasília", disse. Segundo o deputado, a frente discutirá a produção e distribuição de energia e um dos objetivos é a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor. "O potencial de produção energética do país é enorme e invejável. A luta pela melhoria na qualidade e no preço desse serviço é pluripartidária". (DA)



Segurança 2



Jooji Hato (PMDB) citou alguns casos recentes e falou a respeito da segurança pública na região de Ilhabela: "Lá é um local pacato onde as pessoas buscam tranquilidade e sossego. A violência que está acontecendo não combina com a região e afugenta os turistas". O parlamentar afirmou que é preciso implantar no Estado uma medida de tolerância zero e afirmou que a segurança é fundamental. "Não podemos aceitar essa situação de insegurança", finalizou. (DA)



Serra do Japi



Pedro Bigardi (PCdoB) comentou a importância da criação de áreas de proteção ambiental e defendeu a aprovação do PL 652/2009, de sua autoria, que dispõe sobre a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. "A serra é patrimônio ambiental do Estado e deve ser preservada", afirmou. O parlamentar comentou a importância de iniciativas como a da Organização Não Governamental Associação Mata Ciliar de Jundiaí. "Eles cuidam dos animais silvestres que estão fugindo da serra por causa da ação humana", finalizou. (DA)



Eleições



Welson Gasparini (PSDB) falou a respeito das eleições municipais que serão realizadas neste ano. "Quem escolhe os políticos que irão fazer parte dos governos é a população. É preciso ter mais campanhas de conscientização do povo", disse. O deputado defendeu, também, o incentivo à participação de jovens na política. O parlamentar finalizou questionando a maneira como é feita a divisão do horário eleitoral para os candidatos nos meios de comunicação. "O tempo tem de ser igual para todos para que o povo escolha melhor". (DA)



Santas casas e Tinoco



Luiz Carlos Gondim (PPS) falou sobre a situação dos pacientes do Hospital de Mogi das Cruzes Dr. Flávio Isaías Rodrigues, que está sob suspeita de fraude. Segundo o deputado, a população está procurando outros locais para o tratamento, o que está causando superlotação nas santas casas de Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos e isso leva a risco de contaminação hospitalar. "As santas casas recebem uma transferência muito pequena por procedimento. Peço ao ministro Padilha que aumente a tabela do SUS", disse. O deputado fez homenagem ao artista Tinoco, falecido em 4/5, e reproduziu reportagem especial da Rede Record sobre o cantor. (IR)

alesp