Da Tribuna


10/05/2012 20:34 | Da Redação

Compartilhar:


Hospital do Grajaú

Luiz Claudio Marcolino (PT) exibiu imagens de obras em pontes no rio Maranduba na região de Ubatuba e afirmou que há problemas no projeto. "As obras que serão feitas não irão solucionar os problemas. Quando chove o nível do rio sobe e a água carrega as pontes", disse. O parlamentar falou, também, a respeito de reunião do Conselho Gestor do Hospital Geral do Grajaú, realizada no dia 10/5. A unidade é comandada por organização social (OS), para a qual o Estado repassa recursos, mas a gestão e as contratações são privadas. "A OS que assumiu o hospital disse que há um rombo de 8,5 milhões. Quem vai pagar esse valor?", questionou. (DA)



Parques tecnológicos

Orlando Bolçone (PSB) disse que no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos já existem 19 cidades inscritas. "Os parques transformam ciência e tecnologia em negócios", disse. O deputado afirmou que na região noroeste paulista há quatro cidades com parques tecnológicos e isso é um fator importante e que contribui para o desenvolvimento. "Com esse modelo de organização o Estado se prepara para o futuro. É importante a visão de que a tecnologia contribuirá para a geração de empregos de qualidade e qualificação de profissionais", finalizou. (DA)



Escolas na prisão

"Não há mais espaço nos presídios", afirmou Welson Gasparini (PSDB). O deputado propõe que sejam instaladas escolas profissionalizantes nos presídios. "Atualmente, o que funciona são universidades do crime. Os presos não aprendem nada de construtivo", disse. Segundo o parlamentar, com a implantação dessa medida, haveria possibilidade de recuperação dos presos. O parlamentar afirmou, também, que os presos que possuem condições financeiras deveriam pagar por sua alimentação e outros gastos. (DA)



Flanelinhas

Jooji Hato (PMDB) comentou a prisão de 51 flanelinhas na região do estádio do Morumbi, na quarta-feira, 9/5. Segundo o deputado, os torcedores dizem que os guardadores de carro apedrejam e riscam os carros quando o dono do veículo não paga o valor cobrado. Pelas informações de Jooji Hato, desde 1975 a profissão de flanelinha é registrada e quem não obtém o registro é impedido de exercer a função. Para o parlamentar, a situação pode ser revertida com a aplicação de uma política de tolerância zero e com a disponibilidade de cursos profissionalizantes para os flanelinhas. "São cidadãos como nós. Também têm direito ao trabalho", comentou. (IR)



Iluminação da USP

Marcos Martins (PT) informou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo suspendeu o edital para licitação de novo sistema de iluminação da USP por suspeita de direcionamento do certame a uma empresa. "A Cidade Universitária está necessitada de mais segurança, mas todas as empresas devem ter oportunidades iguais para disputar", comentou. O parlamentar informou ainda que nos trens da CPTM sete pessoas ocupam cada metro quadrado do veículo. "Como isso é possível?", questionou. (IR)



Vítimas do PCC

Olimpio Gomes (PDT) saudou Marcus Vinicius Machado, fundador do movimento Atitude pró-Cidadania. "Peço que a população assine contra a corrupção. Acessem o site www.atitudeprocidadania.com.br", disse. O deputado lembrou que hoje faz seis anos que aconteceram os ataques do PCC, "época em que houve 376 ataques a bases da polícia e muitas mortes de policiais e agentes penitenciários". O parlamentar informou que nesta quinta-feira, 10/5, mais de 25 mil presos serão soltos temporariamente para o dia das mães. "Quero registrar meu repúdio a essa norma da justiça. A onda do politicamente correto gera ataques, furtos e homicídios." (IR)



Dupla Porta

Adriano Diogo (PT) lembrou dos jovens assassinados após os ataques do PCC. "Muitos jovens sem ficha na polícia foram mortos por morarem na periferia", disse. O parlamentar informou que na terça-feira, 15/5, haverá julgamento da liminar concedida pelo Juiz de Direito Marcos de Lima Porta que impede a prática da Lei Complementar 1.131/2010, conhecida como Lei da Dupla Porta, que entrega de 25% dos leitos de Hospitais públicos para particulares e planos de saúde. "Não precisa ser muito inteligente pra saber que a porta da carteirinha de convênio terá preferência". (IR)



Combate ao Crack

Donisete Braga (PT) anunciou a realização de uma audiência pública em Itapecerica da Serra com o intuito de combater o crack na região. Ele exibiu reportagem referente a esse tema e a situação dos dependes dessa substância na capital. O deputado ainda contou que a Casa receberá o ministro da saúde, Alexandre Padilha, no próximo dia 11/6, para um encontro com os prefeitos paulistas com a finalidade de discutir investimentos federais no âmbito da saúde. (DV)



Educação

"Nunca se fez tanto pela educação", opinou Cauê Macris (PSDB), para quem o reajuste aos professores dado pelo governador foi de cerca de 40%. Ele ressaltou que os servidores ativos e inativos podem ter acesso à folha de pagamento e saber quanto vão receber nos próximos meses. Macris mencionou os programas de monitoramento de investimentos feitos pelo governo estadual: "Muitas vezes, tem prefeito que faz compromisso com o Estado e não cumpre". Para Macris existem pontos falhos na área da educação, mas não se pode generalizar. (DV)



Trabalho escravo

"Está acontecendo algo muito grave, alarmante, em todos os Estados, estamos diante de um crime endêmico", disse Carlos Bezerra (PSDB) sobre denúncia de trabalho escravo em Fernandópolis, onde 90 homens, vindos do Maranhão e do Piauí, para trabalhar em obras habitacionais, chegavam a trabalhar 15 horas por dia. O deputado disse que o Congresso adiou a votação da PEC 438, que expropria terras em que for flagrada mão-de-obra escrava. Também lembrou do Projeto de Lei 1.034/2011, de sua autoria, que cassa a inscrição no ICMS de empresa que faça uso direto ou indireto de trabalho escravo. (GN)

alesp