Da Tribuna


11/05/2012 18:32

Compartilhar:


Universidade Anhanguera

Carlos Giannazi (PSOL) comentou a falta fiscalização do Ministério da Educação nas universidades privadas. Segundo o deputado, essa situação se alastra por todo o país: "A Universidade Anhanguera demitiu cerca de 1.500 professores no ano passado." Segundo o deputado, foi organizada uma audiência pública com alunos, professores e representantes da UNE, e através dos relatos foi notado que a instituição se tornou uma grande empresa, com ações na Bolsa de Valores. "Que tipo de qualidade de ensino uma instituição educacional controlada por investidores pode oferecer?", questionou. Giannazi alerta que a universidade oferece apenas nove aulas presenciais por semana. (DV)



Motocicletas

"Estou preocupado com a epidemia das motos no país", declarou Joojo Hato (PMDB). Para o deputado, esses veículos estão ocupando muito espaço nas cidades de São Paulo. Hato disse que, na região de São José do Rio Preto, cerca de 83 mil motos circulam pelas ruas do município, representando 27% dos veículos. O parlamentar ainda apontou que as motocicletas estão envolvidas em 70 % dos acidentes no local. "O Brasil é o segundo país do mundo em termos de vítimas fatais em acidentes de motos." Apontou ainda a importância do uso de capacete. (DV)



Universidade particulares

Carlos Giannazi (PSOL) falou a respeito da política educacional adotada pelo Ministério da Educação em relação às universidades particulares. Além da Universidade Anhanguera, o deputado apontou outras duas instituições como merecedoras de atenção e investigação do MEC: a Uniesp, a São Marcos. Pediu ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que providencie a fiscalização necessária. Segundo o deputado, algumas universidades particulares seguem um modelo que visa o lucro e não a qualidade. "A educação não é negócio, não é mercadoria, é um direito!", declarou. (DA)



Garupa

Jooji Hato (PMDB) comentou o assassinato de um homem na cidade de Rio Claro por assaltantes que estavam em uma moto com garupa. "Os bandidos descobriram que a mulher dele havia sacado um valor alto de dinheiro no banco e os abordaram. Dos crimes nas saídas de banco, 61,5% são praticados por moto com garupa", disse. O deputado finalizou defendendo a derrubada do veto ao PL 485/2011, de sua autoria, que proíbe o trânsito de motos com garupa. (DA)



Professores

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que alguns cinemas, teatros e casas de espetáculos não estão cumprindo a Lei 14.729/2012, que garante a meia-entrada para professores da rede municipal de ensino. "Entendemos que os professores têm de ter acesso à cultura. Essa lei é resultado de uma reivindicação histórica", disse. O parlamentar afirmou estar recebendo reclamações de professores de que os estabelecimentos não estão cumprindo a lei. "Se nada for feito nos próximos dias, acionaremos o Ministério Público", finalizou. (DA)

alesp