OPINIÃO - Como livrar a juventude do vício do fumo?

"Falam da cocaína, da maconha, do álcool. Mas e o cigarro? Qual força garante esse produto continuar a ser vendido livremente"
11/05/2012 19:22 | Welson Gasparini*

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Usei a tribuna da Assembleia Legislativa estadual recentemente para focalizar um tema de extraordinária relevância e que, infelizmente, não tem encontrado por parte das nossas autoridades pulso firme para buscar caminhos capazes de resolver esse grave problema: os malefícios do fumo e como preveni-los.

Há poucos dias assisti o drama de um chefe de família com problemas no pulmão e que, segundo os médicos, só teria possibilidade de voltar a sua vida normal se parasse de fumar. Pior ainda: se não parasse de fumar, era morte certa!

Todos sabem que essa praga representada pelo cigarro traz males irreversíveis à saúde. São milhares ou, muito mais do que milhares, talvez milhões de pessoas que já sofreram na carne problemas resultantes de doenças provocadas pelo uso do cigarro. No entanto, apesar de seus malefícios e da comprovada dependência que provoca, não é uma droga ilegal..

Esse chefe de família ao qual me referi, quando o médico lhe expôs o dilema de escolher entre a vida e a morte, entre parar de fumar ou continuar fumando, retrucou: "Doutor, então prefiro morrer, não consigo largar o vício do cigarro."

É um vício tão terrível que a pessoa, mesmo deitada num leito de hospital, diz que quando sair vai continuar fumando. É de tal forma dependente que dele não consegue se libertar...

Falam da cocaína, da maconha, do álcool. É verdade: tudo isso provoca graves problemas na saúde e dependência quase total. Mas e o cigarro: qual força garante esse produto continuar a ser vendido livremente quando se sabe que muita gente está com problemas de saúde, internada em hospitais, vítima desse vício?

Quero fazer justiça ao ex-ministro da Saúde e ex-governador José Serra pela coragem de enfrentar em parte esse problema. Hoje, graças a ele, temos no Estado de São Paulo a proibição de fumar em recintos fechados. Mas é vergonhoso porque em restaurantes, às vezes, a pessoa para de comer, sai para fumar lá fora e depois volta para continuar sua refeição. É uma dependência total!

Devemos proteger principalmente as novas gerações de enveredarem pelo caminho desse vício. Se os professores nas escolas orientarem os seus alunos de maneira correta, mostrando o quanto fumar é perigoso, poderemos evitar que muitos jovens adentrem nesse caminho.

Quero dizer o seguinte: eu tenho ódio de cigarro!

Graças a Deus não fumo, mas perdi membros da família e vejo, consternado, amigos e até colaboradores meus entregues a esse vício que causa dependência, doenças e pode até provocar a morte.

Entendo, porém, que esse ódio santo deve ser canalizado para medidas positivas. É o que farei apresentando na Assembleia Legislativa um projeto de lei visando orientar os alunos da rede pública estadual para fugirem desse vício. Na primeira audiência com o governador Geraldo Alckmin pedirei para ele entrar nesta guerra, inclusive motivando os secretários da Educação e da Saúde para desenvolverem campanhas orientando as crianças e jovens sobre os males do fumo. Fazer com que eles adquiram ódio do cigarro para amanhã não se sentirem tentados a praticar esse terrível vício e dele se tornarem dependentes.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp