Banco de Dados unifica informações dos usuários do sistema de saúde


14/05/2012 17:28 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:


A criação de um sistema único de informações em saúde é a proposta do deputado Estevam Galvão (DEM). O Projeto de Lei 308/2012 visa criar o Banco de Dados da Saúde, reunindo em um único arquivo o histórico médico de cada um dos cidadãos do Estado de São Paulo.

O objetivo, segundo o deputado, é oferecer melhores condições de atendimento e agilidade no diagnóstico médico. "Trata-se de um sistema de apoio à saúde, que tem como objetivo a mobilidade, rapidez e a segurança no atendimento e nas informações. Através deste banco de dados, vamos personalizar o atendimento de saúde em todo o Estado, com acesso rápido e seguro, oferecendo maior garantia à vida e a perfeita identificação do paciente, através do seu histórico médico", explica o líder do Democratas na Assembleia.

Através do Sistema Único de Informação em Saúde, será possível transferir e compartilhar dados dos pacientes entre os diversos órgãos e entidades envolvidos, em especial médicos, agilizando o atendimento em casos de urgência e salvando vidas. "O banco de dados oferecerá todo o prontuário do paciente, mesmo que ele não tenha sido atendido no hospital de ocorrência. Desta forma, ao chegar no hospital, seja por um mal súbito ou outro tipo de atendimento, o médico terá condições de verificar, via sistema, todo o prontuário médico do paciente, como medicação, exames e diagnósticos realizados. Além disso, permite que haja economia dos procedimentos, evitando duplicidade de exames", aponta o deputado.

De acordo com o parlamentar, o acesso ao banco de dados poderá ser feito através da internet, levando-se em consideração o sigilo dos dados de paciente e a ética médica. "O banco de dados terá informações não públicas, de caráter sigiloso e interno, destinado apenas aos órgãos e entidades conveniadas, e poderá ser acessado inclusive através de tablets por socorristas em trânsito, como bombeiros e Samu", ressalta.

A proposta viabiliza ainda a realização de convênios com os municípios, universidades, laboratórios públicos e privados. "Os demais Estados brasileiros também poderão implementar este sistema, gerando assim um banco de dados nacional de saúde. É uma ferramenta importantíssima e que contribuirá muito para salvar vidas", reforça Estevam.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp