Da Tribuna


14/05/2012 18:36 | Da redação

Compartilhar:


Cotas para Fatecs



"No dia 13/5, comemoramos a libertação dos escravos. Muitos anos se passaram, mas é perceptível que os negros não têm o mesmo acesso às oportunidades", declarou Luiz Claudio Marcolino (PT). O deputado anunciou projeto de lei, de sua autoria, que visa instituir um sistema de cotas nas faculdades de tecnologias do Estado. A propositura, que ainda será protocolada, propõe o prazo de dez anos para a existência das cotas. "Esse período funcionará como uma ação geracional, que garantirá o acesso dos negros, índios, deficientes e oriundos de escolas públicas às Fatecs, criando uma condição de igualdade", explicou. (DV)



106 imóveis



Carlos Giannazi (PSOL) comentou reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, referente à denúncia de aquisição de 106 imóveis pelo diretor responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários em São Paulo, Hussain Aref Saab, durante a gestão do prefeito Kassab. Segundo o deputado, Hussain foi indicado ao cargo ainda quando José Serra era prefeito de São Paulo. Antes, teria atuado na Secretaria de Planejamento, quando o secretário era Kassab. "Podemos imaginar um grande esquema de corrupção", lamentou Giannazi. O parlamentar espera que o Ministério Público investigue a história. "É impossível um funcionário público adquirir tantos imóveis caríssimos. Imagine o que deve estar acontecendo na prefeitura", finalizou. (DV)



Segurança em Ilhabela



Olimpio Gomes (PDT) falou a respeito do quinto roubo praticado, em menos de dois anos, por quadrilhas que agem como piratas no litoral norte de São Paulo. Dessa vez o crime ocorreu, no dia 8/5, em Ilhabela. "Foi uma ação que se assemelhou a filmes de Hollywood. Os assaltantes chegaram ao litoral com um carro roubado e duas lanchas e levaram mais de R$ 200 mil", disse. O deputado defendeu que é preciso mais investimento em segurança pública e maior policiamento nas regiões da costa brasileira. "Os marginais fugiram e a polícia não tinha sequer um barco", finalizou. (DA)



Violência



Jooji Hato (PMDB) afirmou que a luta pela melhoria na segurança pública é uma luta de todos. Segundo o deputado, a violência é sustentada por três pilares: armas, bebidas e drogas. "Se não conseguimos controlar esses pilares, a questão da violência nunca será resolvida", disse. O parlamentar exibiu um vídeo do programa Balanço Geral, do dia 11/5, que mostrava uma mãe assassinada na presença do filho. "Esses crimes são influenciados por diversas coisas e a garupa de moto é um elemento que facilita a ação dos bandidos". (DA)



Doação de sangue



"Falta sangue nos bancos fazendo com que as cirurgias sejam adiadas", disse Olimpio Gomes. O deputado pediu que a população doasse sangue. Segundo ele, o Estado de São Paulo precisa de 450 bolsas de sangue por dia. O parlamentar falou, também, sobre a decisão do Senado em aprovar o projeto de decreto legislativo que acaba com os 14º e 15º salários pagos anualmente aos senadores e deputados federais. "Espero que essa medida seja aprovada na câmara e colocada em prática. A população precisa continuar pressionando e cobrando seus governantes", disse. (DA)

alesp