Projeto que cria a Univesp vai tramitar em regime de urgência

Universidade irá desenvolver pesquisas para novas tecnologias de informação
15/05/2012 18:32 | Da redação

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin enviou à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 14/5, pedido de urgência constitucional (nos termos do artigo 26 da Constituição do Estado) para o Projeto de Lei 264/2012, que cria a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), enviado em 18/4, à Assembleia.

O projeto tem por objetivo criar a quarta universidade pública do Estado, proposta que é resultado de estudos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A universidade irá promover o conhecimento como bem público, disponibilizando, livre e gratuitamente pela internet, aulas, palestras e simpósios com grandes especialistas e pesquisadores de renome internacional.

A futura Univesp deverá usar novas tecnologias de informação e comunicação para possibilitar maior acesso ao ensino público superior e ao conhecimento na sociedade digital. Essa universidade perseguirá o objetivo de ensino, pesquisa e extensão formando novos educadores. As pesquisas a serem desenvolvidas na Univesp deverão ser prioritariamente direcionadas para a busca de novos conhecimentos e metodologias em tecnologias de informação e comunicação.

Programas como Grandes nomes, Grandes temas e Educação nossa de cada dia levarão a toda sociedade o conhecimento de grandes pensadores brasileiros.



Contribuição social



Segundo a justificativa do projeto, a Univesp poderá contribuir com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e com o Programa Via Rápida do Emprego, do governo de São Paulo, dando suporte à oferta de educação profissionalizante de qualidade para todas as regiões do Estado. Além disso, permitirá, também, levar o conhecimento e a capacitação profissional para detentos em todo o Estado, promovendo a inclusão social dessa parcela da população.

Com a criação da Univesp, o número de vagas de graduação no ensino superior paulista passará, já em 2012, das cerca de 30 mil vagas ofertadas anualmente pelas três universidades estaduais e pelo Centro Paula Souza, para perto de 40 mil, ou seja, mais 25%. Além das vagas de graduação, a Univesp deverá ofertar, também em 2012, quatro mil vagas, metade em especialização e metade em cursos de extensão.

O uso das novas tecnologias de informação e de comunicação permitirá, além da expansão do número de vagas e da distribuição geográfica do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo, e a otimização da aplicação de recursos estaduais na educação superior.

O PL 264/12 e sua tramitação podem ser consultados no Portal da Assembleia www.al.sp.gov.br, no ícone Projetos.

alesp