Da Tribuna


15/05/2012 19:38 | Da redação

Compartilhar:


Sacolas plásticas



Olimpio Gomes (PDT) mencionou a apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça de proposição que obriga os estabelecimentos a distribuírem, gratuitamente, sacolas ecologicamente corretas. Para o deputado tal propositura tem a finalidade de suprir a lacuna deixada pelo não fornecimento de sacolinhas plásticas pelos supermercados. "Infelizmente o Ministério Público acatou essa medida, que vai contra o Código de Defesa do Consumidor", declarou. (DV)



Animais



Jooji Hato (PMDB) exibiu reportagem veiculada na cidade de Taquaritinga, segundo a qual, Paulo Andregueto, voluntário da Associação Protetora dos Animais (APA), denunciou a existência de um canil na cidade abandonado pelo dono, onde os animais estavam à míngua, sem água e comida. No quintal, foram encontradas ossadas de mais de 30 cães. O canil teve sua licença cassada, mas o proprietário ainda não foi encontrado. O deputado lamentou o acontecimento: "Quem faz isso com os animais pode fazer pior com seus pares", declarou, parabenizando o voluntário por sua atitude. (DV)



Polícia Civil



Adilson Rossi (PSB) registrou a presença do delegado-geral de Polícia, Marcos Carneiro, na última reunião da Comissão de Segurança Pública. De acordo com o deputado, durante cerca de três horas o delegado falou sobre as ações da Polícia Civil, esclarecendo dúvidas dos membros e citando informações importantes e precisas. "A Polícia tem arcado com sua responsabilidade", afirmou Rossi. (DV)



Saúde



Luiz Carlos Gondim (PPS) criticou a conduta da Secretaria da Saúde contra o Centro Oncológico e Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes. Segundo palavras do parlamentar, a entidade teve seus recursos bloqueados e o atendimento foi transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo, que não é habilitado a realizar procedimentos como quimioterapia. O parlamentar acredita que o Estado deveria advertir a direção do hospital especializado, mantendo seu funcionamento ao menos enquanto não prepara outro local para prestar atendimento adequado à população. (DV)



Pró-cidadania



Olimpio Gomes (PDT) divulgou o site do movimento Atitude Pró-cidadania. "O site é feito por cidadãos e o grupo, que se amplia na mesma velocidade da internet, tem como objetivo combater a corrupção. Peço que todos acessem: www.atitudeprocidadania.com.br", disse. O deputado leu o texto de um dos articulistas do portal, Agenor Vettore, intitulado A Saúde e a Corrupção. "No texto, ele relaciona a corrupção e seus efeitos sobre o bem-estar da população, em especial na área da saúde." O autor do texto escreve que "a doença significa literalmente sujeira". (DA)



Maus-tratos



Jooji Hato (PMDB) comentou a notícia de que 30 ossadas de cães foram encontradas em um canil abandonado em Taquaritinga, interior de São Paulo, no dia 14/5. O lugar também será oficialmente lacrado por suspeita de maus-tratos aos animais. "Isso é inadmissível. Essas pessoas que maltratam os animais não sabem viver em sociedade. Quem ama os animais ama o pai, o filho, o vizinho", disse. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 1.207/2011, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus Tratos a Animais. (DA)

Agrovia

Ulysses Tassinari (PV) falou a respeito da abertura da 4º edição da Agrovia, Feira de Negócios, Tecnologia Agrícola e Pecuária, que acontece de 16 a 19 de maio de 2012, em Itapeva (SP). "O Sudoeste paulista é uma das maiores regiões produtoras de grãos e essa feira é muito importante para o Estado", disse. O deputado defendeu a aprovação do PL 315/2012, de sua autoria, que inclui no calendário turístico do Estado o evento Agrovia, em Itapeva. "Acredito que um evento importante como esse deva fazer parte do calendário turístico", finalizou. (DA)



Centro de reabilitação



Carlos Cezar (PSB) parabenizou o Banco de Olhos de Sorocaba pela construção do prédio no qual funcionará um centro de reabilitação para pessoas com visão subnormal ou cegas, sem condições de serem recuperadas com transplantes de córnea e outros procedimentos médicos. O deputado falou sobre a Frente Parlamentar em Defesa da Malhas Ferroviárias Paulistas, que vem discutindo problemas ferroviários de todo o Estado, inclusive da cidade de Sorocaba, que necessita de contorno ferroviário. (DA e IR)



Prestação de contas



João Antônio (PT) falou sobre a Comissão da Verdade. Para ele, a democracia do país deve essa prestação de contas à população. "Os militares brasileiros eram contra o comunismo no país. Torturaram aqueles que expunham suas ideias numa operação sanguinária", disse. O parlamentar considera o tema polêmico. Segundo ele, muitos são contrários à comissão. "Foi um grande feito da presidenta Dilma ter instalado a Comissão da Verdade. Muitos brasileiros até hoje não sabem o paradeiro de seus familiares", finalizou. (IR)



Palha de cana-de-açúcar



Vanessa Damo (PMDB) falou sobre seu Projeto de Lei 226/2009, que prevê o fim das queimadas da palha de cana-de-açúcar no Estado. Segundo a deputada, o procedimento causa problemas respiratórios nos moradores das regiões canavieiras, além de causar problemas para o meio ambiente. "Constatamos que há mais internações por problemas respiratórios durante o período das queimadas. Estudos mostram que a inalação da fuligem pode causar câncer de pulmão", comentou. A parlamentar fez apelo aos deputados para que considerem seu projeto. (IR)



Rio+20



Jooji Hato (PMDB) falou que, por conta da aproximação da Rio+20 " conferência da ONU que reunirá, em junho, líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver " a rede hoteleira brasileira não quer abaixar o preço das diárias, e isso tem afastado os turistas. "É menos dinheiro circulando pelo país", lamentou. Com relação às discussões sobre ecologia, o deputado afirmou que "a população brasileira ainda não tem consciência ambiental". Hato lembrou o caso de contaminação tóxica na Vila Carioca (zona sul da capital paulista), onde a Shell mantém uma base de armazenamento de combustíveis. (GN)



Piracicaba



Aldo Demarchi (DEM) fez alusão ao Projeto de Lei Complementar 11/2012, do governador, que cria a Aglomeração Urbana de Piracicaba, envolvendo 22 municípios. Para Demarchi, o PLC tem entre seus objetivos a realização de planejamento ambiental, que será efetivado de forma racional e econômica. De acordo com o parlamentar, a propositura trará benefícios e progresso significativo para a região. (GN)

alesp