Trabalhadores da Saúde serão homenageados pela Assembleia nesta sexta-feira


16/05/2012 17:43 | Da redação

Compartilhar:


A galeria do plenário Juscelino Kubitscheck será ocupada nesta sexta-feira, 18/5, por dezenas de trabalhadores da Saúde, que participarão de sessão solene em homenagem aos componentes da categoria. Caravanas de 13 regiões do Estado estarão na capital paulista para participar da solenidade, que se iniciará às 10h.

O deputado Rafael Silva (PDT), solicitante da sessão, afirma que será "um momento muito especial para a Assembleia, oportunidade de agradecermos a esses trabalhadores que se dedicam diuturnamente para atender a população".

"Até agora, cerca de 40 cidades do Estado já oficializaram o dia 12 de maio em convenções e acordos coletivos de trabalho como feriado para os trabalhadores da saúde. Esta é uma grande conquista para a categoria, mas ainda vamos lutar para a aprovação em nível nacional", explica o presidente da Federação da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.

Em 2004, a Assembleia oficializou o dia 12 de maio como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Na época, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 11.665, oriunda do Projeto de Lei 1.052/2003, de autoria de Rafael Silva. Desde então, a Assembleia reserva um dia no mês de maio para homenagear os profissionais da Saúde.

Em 2007, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB) propôs o Projeto de Lei 1.310, criando o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. Após dois anos de tramitação na Câmara dos Deputados, o PL foi aprovado e encaminhado ao Senado em agosto de 2009.

Após aprovação no Senado, em dezembro do mesmo ano, o PL foi encaminhado para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em janeiro de 2010, vetou o PL, alegando que já existe o Dia Internacional da Saúde, indo contra as expectativas de milhões de trabalhadores da Saúde do Brasil.

O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB) apresentou, em 5 de outubro de 2011, o Projeto de Lei 2.466, frisando que se faz importante a instituição do Dia Nacional do Profissional de Saúde, que tem mérito diferente do Dia Internacional da Saúde. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e aguarda aprovação.

alesp