Da Tribuna


16/05/2012 20:11 | Da redação

Compartilhar:


STF



Edson Ferrarini (PTB) criticou algumas decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal, como a autorização para a realização da Marcha da Maconha. Para o deputado, essa atitude pode confundir a cabeça dos jovens. "Maconha não é problema de liberdade, e sim de saúde pública", alegou. Outra decisão do STF que incomodou Ferrarini foi a possibilidade de progressão de regime penal para crimes hediondos. "No Brasil, punir criminoso parece ofensa", reclamou. Por fim o parlamentar mencionou a Lei Seca, que, segundo ele, não trará bons resultados enquanto o cidadão puder optar por fazer ou não o teste do bafômetro. (DV)



Famílias



Welson Gasparini (PSDB) anunciou a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de comemorar, no dia 15 de maio, o Dia Internacional da Família. "As escolas estão formando uma juventude alienada de valores espirituais e morais", lamentou o deputado. Segundo Gasparini, hoje os valores econômicos importam mais que os culturais. Por isso, defendeu o fortalecimento do ensino nas escolas. Falou também sobre a questão das drogas. O deputado acredita que é possível formar uma nova geração, capaz de desenvolver um país melhor. (DV)



TV Alesp



"Durante este ano não falei mais sobre os contratos dos trabalhadores da TV Alesp, pois enviei minhas dúvidas ao Ministério Público por meio de uma representação, e estou aguardando a investigação. Mas circunstâncias me fizeram voltar ao assunto", declarou Olimpio Gomes (PDT). De acordo com o deputado, a Fundac não tem cumprido cláusulas trabalhistas do contrato, como pagar adequadamente as horas-extras trabalhadas. O parlamentar disse que o Sindicato dos Jornalistas já se mobilizou, mas que a instituição responsável ainda não se posicionou. Gomes prometeu colher mais informações e acionar também o Ministério Público do Trabalho. (DV)



Decisão



Marcos Martins (PT) falou a respeito da notícia de que o Tribunal de Justiça de São Paulo negou, por unanimidade, o recurso do governo do Estado contra a liminar que suspendeu os efeitos da lei que permite ao governo destinar até 25% dos leitos de hospitais públicos administrados por Organizações Sociais para o atendimento de pacientes de planos de saúde. "Parabenizo o TJ por essa decisão. Não podemos permitir a privatização da saúde pública", disse. O parlamentar comentou os problemas recentes nas linhas da CPTM e do Metrô."Até quando a população vai suportar tanta incapacidade?", indagou. (DA)



Barulho



Jooji Hato (PMDB) comentou reportagem do jornal Folha de S. Paulo do dia 16/5. A matéria trata de queixas de duas moradoras contra o suposto barulho em uma casa de swing na rua Augusta, zona oeste de São Paulo. A ação acabou se voltando contra as denunciantes, pois na averiguação a polícia não constatou barulho. "Um local desse tipo produz muito barulho, e por isso acredito que o caso precisa de mais apuração", disse. O parlamentar lembrou que é autor da lei do silêncio e afirmou que procura fazer leis para que o cidadão tenha sossego. (DA)



Acidente no Metrô



"Foi uma falha gravíssima e já aconteceram outras antes. É preciso que o governo preste mais atenção nessa questão" disse Luiz Claudio Marcolino (PT). O deputado referiu-se à colisão entre dois trens, que aconteceu na manhã de quarta-feira, 16/5, e interrompeu parte da Linha 3-Vermelha do Metrô. O parlamentar informou que a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa fez um levantamento dos investimentos do governo no Metrô de 1999 a 2011. "O Estado deixou de investir R$ 10, 3 bilhões ao longo desses anos. Para evitar essas falhas é preciso mais investimento", finalizou. (DA)



Violência



Ed Thomas (PSB) falou a respeito do aumento da violência doméstica e contra as mulheres. Segundo o deputado, esse tipo de violência destrói a instituição da família. "É uma situação muito difícil quando aquele que jurou amar agora promete matar", disse. O parlamentar falou da importância das casas-abrigo. "Seu objetivo é afastar as mulheres que sofreram agressão do perigo iminente". Lamentou ainda o veto ao Projeto de Lei 238/2010, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a instituir na 10ª Região Administrativa do Estado casa-abrigo destinada à proteção de mulheres e filhos vítimas de violência doméstica. (DA)



Carreiras da polícia



Olimpio Gomes (PDT) comentou a reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários realizada na quarta-feira, 16/5, com a finalidade de receber o grupo de trabalho constituído para avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e escrivão de polícia, considerando a LC 1.067/2008. "Os membros tiveram dez minutos para falar e expor suas posições para a valorização das profissões de investigador e escrivão", disse. O parlamentar afirmou que a reunião foi proveitosa e informou que espera um posicionamento do Executivo até o dia 30/5. (DA)



Melhores salários e corrupção

Welson Gasparini (PSDB) participou da reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários que teve como finalidade debater a valorização das carreiras de investigador e escrivão de polícia. O parlamentar considera que os salários têm de ser melhorados em quase todos os setores no Estado. Welson Gasparini informou que alguns presídios têm capacidade para 570 presos e possuem 1.400 internos. O parlamentar analisou que é primordial que haja mudança na administração pública do país. "A Justiça tem de funcionar para acabar com a corrupção na administração pública", disse. (IR)



Acidente



Marcos Martins (PT) falou sobre a colisão de dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô nas proximidades da estação Carrão. De acordo com o parlamentar, a suspeita da colisão é de falha no sistema de automação. Segundo o deputado, 33 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que duas pessoas ficaram em estado grave, com hemorragias e suspeita de traumatismo craniano. Para Martins, é simplesmente absurdo o discurso do governo de que está preparado para atender a população. "Não está". (GN)



Política de segurança

Afonso Lobato (PV) questionou a política de segurança pública do Estado que, segundo ele, está uma vergonha. De acordo com o parlamentar, nos três primeiros meses deste ano foram registradas 115 mortes no Vale do Paraíba, região considerada a mais violenta do interior. "Falta polícia e sobra bandido", disse. Para Lobato, não há políticas públicas, fiscalização, iluminação e efetivo que proporcionem segurança. "Só com ação efetiva e concreta se vence a guerra contra os bandidos", finalizou. (GN)



"Sonho um dia melhor!"

Jooji Hato (PMDB) discursou sobre a sociedade ideal: "As pessoas poderão usufruir do direito de ir vir sem serem molestadas; haveria um trânsito melhor; não haveria lixo tóxico; as pessoas teriam boa qualidade de vida; haveria menos ruídos à noite para não perturbar o sono do próximo; e muito mais". O deputado prega uma política de tolerância zero para todas as transgressões como forma de garantir um futuro mais seguro para as crianças. (GN)

alesp