Da Tribuna


17/05/2012 19:32 | Da redação

Compartilhar:


Falhas no metrô



Simão Pedro (PT) afirmou que as críticas feitas às falhas do sistema metroviário de São Paulo não estão relacionadas com uma questão partidária. "A Assembleia tem o papel de fiscalizar, mas cabe à oposição desta Casa exercer uma fiscalização maior", disse. O deputado lembrou dos problemas que aconteceram nas obras de ampliação da Linha 4 - Amarela do Metrô, no ano de 2007, e afirmou que havia alertado o governo sobre a possibilidade desses problemas ocorrerem: "Fiz uma representação para o Ministério Público na época alertando sobre o que poderia acontecer". (DA)



Sacolas plásticas



Olimpio Gomes (PDT) comentou a decisão do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que determinou a sustação da campanha da Associação Paulista de Supermercados (Apas) sobre as sacolinhas plásticas Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. "É com satisfação que divulgo essa informação. Essa campanha era enganosa", disse. Os conselheiros do Conar entenderam que a campanha feria o Código de Ética do órgão sobre propagandas com apelos de sustentabilidade. Segundo o deputado, a população está sofrendo com a falta de sacolas plásticas nos supermercados, pois o preço das sacolas reutilizáveis aumentou. (DA)



Ações efetivas



"A política para muitas pessoas não é uma missão, mas um negócio", disse Welson Gasparini (PSDB). O parlamentar afirmou estar frustrado com a quantidade de escândalos envolvendo políticos, noticiados recentemente. "Temos duas opções: largar tudo ou partir para ações mais efetivas. Eu escolho partir para ações efetivas, trabalhando muito mais", declarou. O deputado afirmou que há falta de valores na política atual e que é preciso renovar a classe de políticos. "É preciso que a população vote com consciência e exija ficha limpa", finalizou. (DA)



Ações



Vitor Sapienza (PPS) lembrou que na época em que era presidente da Casa foi realizado o velório do campeão mundial Airton Senna, quando, organizadas pela PM, 300 mil pessoas passaram pelo Parlamento. "Na época muitas pessoas foram contra a realização do velório na Alesp, mas eu consegui que esse fato importante para a história do país fosse realizado aqui", disse. O parlamentar comentou, também, outras ações que realizou na época em que era presidente da Casa: "Decidi gradear a Assembleia para trazer mais segurança após invasões que aconteceram". (DA)



Acidente no Metrô



Carlos Giannazi (PSOL) informou que foi protocolado um documento pela Comissão de Transportes pedindo a convocação do presidente do Metrô-SP, Peter Walker, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "Estamos vivendo um verdadeiro caos. Só esse ano já foram registradas mais de cem falhas no Metrô", disse. Segundo o parlamentar, as falhas aconteceram devido à falta de investimento e é preciso maior cuidado com esse tipo de transporte. "Foi a primeira vez que aconteceu um acidente com esse nível de gravidade, lembrando que essa é a linha que transportará as pessoas durante os jogos da Copa do Mundo", finalizou. (DA)



Acirp



Orlando Bolçone (PSB) disse que neste ano a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) completará 92 anos de existência, tendo hoje Adriana Neves como a primeira mulher a presidir a associação. A Acirp possui 3.600 associados, 40 diretores, 38 conselheiros consultivos, seis conselheiros fiscais, 60 funcionários, quatro núcleos com mais de 150 integrantes e que participa de 38 conselhos municipais. De acordo com o parlamentar, a associação possui três grandes metas: institucionalização dos Parques Tecnológicos, aperfeiçoamento dos aeroportos e ampliação dos laços com o comércio exterior. (GN)



Comissão da Verdade



Para Donisete Braga (PT), a Comissão de Verdade instalada pela presidente Dilma Rousseff é importante. Dilma convidou para participar da comissão ex-presidentes eleitos após a retomada da democracia no país. A Comissão da Verdade tem como objetivo investigar a história brasileira no período da ditadura. (GN)



Homenagem



"O bem que o homem faz quando ele morre leva consigo; já o mal perdura muito além do seu fim", disse Roberto Massafera (PSDB) citando Júlio César, de Willian Shakespeare, e prestando sua homenagem a José Alfredo Amaral Gurgel, ex-deputado estadual, advogado, professor e jurista, que morreu de enfisema pulmonar, no dia 12/5. "Amaral Gurgel sempre defendeu os interesses da população paulistana, dedicando sua vida à construção de uma sociedade mais justa, mais humana", disse. Gurgel foi o único deputado que se recusou a receber aposentadoria da Assembleia Legislativa. (GN)



Despoluição dos rios



Donisete Braga (PT) disse que participou nesta quarta-feira, 16/5, da audiência pública Despoluição dos Rios " Avanços e Desafios. De acordo com o parlamentar, o principal objetivo da audiência foi possibilitar a participação da sociedade nas discussões sobre temas que vão interferir diretamente em seu cotidiano, como a despoluição dos rios, tema de grande importância para a população que mora nas áreas de mananciais. Para Braga, é importante que o Estado tenha uma política pública de mananciais. (GN)



Investimento



Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou a falta de investimento nos transportes públicos, principalmente na CPTM e metrô, reportando-se à colisão de dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô. "A população fica prejudicada por falta de investimento do governo, e não por falta de verba", disse. De acordo com o parlamentar, no ano de 2011, São Paulo teve um aumento na arrecadação do ICMS. Marcolino ainda comparou o investimento feito em 2010 e em 2011. (GN)



Nação mal instruída



Segundo o deputado Rafael Silva (PDT), o grande problema do país é a falta de consciência da nação. O parlamentar refletiu sobre o assunto e citou teorias de René Descartes e Karl Marx. "A nação sem instrução adequada não tem cidadania e não sabe escolher seus governantes. Devemos levar luz a ela", disse. Rafael Silva comparou sua reflexão ao ato da presidente Dilma Rousseff quando falou sobre o dólar e as altas taxas de juros. "Poucos políticos têm coragem de falar dos banqueiros. Temos que colocar na cabeça do povo a vontade de reflexão para que tenhamos uma nação desenvolvida", finalizou. (IR)

alesp