Da Tribuna


22/05/2012 20:03 | Da redação

Compartilhar:


Sacolas plásticas



Olimpio Gomes (PDT) comentou o fim do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público de São Paulo, Associação Paulista de Supermercados (APAS) e Procon que prorrogou por 60 dias a distribuição de sacolinhas plásticas nos supermercados do Estado. "Não sou a favor do plástico, mas acho que a proibição do uso de sacolas plásticas utilizando como mote o consumo sustentável é uma medida que beneficia apenas os supermercados", disse. O deputado incentivou os parlamentares a elaborarem projetos para modificar essa medida. "Eu mesmo elaborei um projeto para que o estabelecimento forneça embalagem adequada", finalizou. (DA)



Desenvolvimento



Itamar Borges (PMDB) parabenizou os parlamentares pelos avanços importantes, conquistas e ações desenvolvidas pela Assembleia na construção de políticas públicas, que, segundo ele, estão de acordo com o crescimento do Estado. O parlamentar comentou o anúncio feito pelo governo da criação de uma política estadual de estímulo ao empreendedorismo e favorecimento à micro e pequena empresa, que contempla um conjunto de 11 medidas para fomentar o desenvolvimento do Estado, e leu um artigo a respeito do assunto publicado no jornal Folha de S.Paulo. (DA)



Endividamento de aposentados



Edson Ferrarini (PTB) afirmou que os aposentados estão se endividando devido às facilidades do empréstimo consignado. O parlamentar citou o caso de um aposentado que foi ajudar a neta, que ia se casar, e tomou um empréstimo no banco. "Agora ele não tem dinheiro para pagar seus remédios e está endividado", disse. O deputado explicou que, por lei, o cidadão pode comprometer até 30% do seu salário com empréstimos, mas que os aposentados acabam fazendo empréstimos em mais de um banco e comprometendo quase o salário todo. "É algo muito grave, que se transforma em uma verdadeira bola de neve", finalizou. (DA)



Unifesp de Guarulhos



Carlos Giannazi (PSOL) falou da audiência realizada na Assembleia, no dia 22/5, com alunos da Unifesp do Campus Guarulhos. "O tema foi o sucateamento das universidades federais. A de Guarulhos está em greve há 50 dias", disse. Segundo o deputado, a expansão das universidade federais é precária e há falta de estrutura, de professores e de funcionários. O parlamentar afirmou que as pessoas que participam de movimentos estudantis - docentes e estudantes- estão sendo vistas como criminosas. "Há processos contra estudantes. Somos contra a criminalização e perseguição de alunos das universidades federais", disse. (DA)



Drogas e garupa



Jooji Hato (PMDB) parabenizou dois policiais de Curitiba pelo resgate de um cão, no dia 16/5, quando o animal estava à beira de um coma alcoólico, provocado por dois homens, que fugiram ao ver os policiais se aproximando. O parlamentar defendeu o combate às drogas e a implantação de uma política de tolerância zero. O deputado exibiu um vídeo do jornal Bom dia Brasil com a imagem de um homem transportando um cachorro na garupa de uma motocicleta, no Piauí. "Daqui a pouco teremos que fazer uma lei para proibir o transporte de animais nas garupas de moto", ironizou. (DA)



Violência



Donisete Braga (PT) comunicou ter protocolado requerimento ao secretário de Segurança Pública para que sejam tomadas providências em relação à violência no Estado. Segundo o deputado, em ranking nacional do Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal, São Paulo é um dos municípios mais violentos do país. "Envio esse requerimento não só cobrando providências do secretário, mas também do governador, que tem empurrado para os municípios esse compromisso", comentou. (IR)



Luta contra o amianto



Marcos Martins (PT) falou sobre matéria do jornal O Globo que trata de mortes causadas por amianto. "Vizinhos da empresa Eternit, em Osasco, morreram por contaminação do amianto", informou. O parlamentar disse travar uma luta contra a Lei 9.055/95, que permite o uso controlado do produto e falou que, segundo médicos, a substância mata. "Peço a todos que estão ouvindo meu depoimento que não usem nada com amianto. Isso mata", finalizou. (IR)



Contra o abuso de menores



Sebastião Santos (PRB) reproduziu e comentou matéria jornalística do Jornal do SBT sobre abuso sexual de menores. "É uma situação que não escolhe classe, rico ou pobre", comentou. O parlamentar informou que, neste ano, a quantidade de pedófilos denunciados aumentou em relação ao ano passado. Sebastião Santos fez apelo para que seja aprovado o Projeto de Lei 336/2012, de sua autoria, que torna obrigatória a exibição de filme publicitário em advertência contra a exploração sexual de menores antes das sessões de cinema no Estado. (IR)



Estrutura para pacientes com câncer

Luiz Carlos Gondim (PPS) denunciou a falta de estrutura do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo para tratar pacientes com câncer. O parlamentar reproduziu matéria jornalística sobre um morador de Mogi das Cruzes, que está com câncer e sem tratamento adequado. Segundo Gondim, centenas de pacientes em tratamento de câncer tiveram seu atendimento transferido do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues para o Hospital das Clínicas Luzia Pinho de Melo. (IR)



Homenagem



Vanessa Damo (PMDB) homenageou o ex prefeito de Ribeirão Pires, Valdírio Prisco. "Posso dizer que perdi um amigo, quase um segundo pai", comentou. A parlamentar informou que Valdírio a ajudou no começo de sua carreira política. "Quero deixar meus sentimentos à esposa, filhos e familiares", finalizou. (IR)



Moto sem garupa



Jooji Hato (PMDB) falou sobre seu Projeto de Lei 485/2011, que proíbe o trânsito de motos com garupa e informou que, no dia 21/5, um engenheiro agrônomo foi assassinado por rapazes que estavam em uma motocicleta com garupa. "Eu lamento que a lei não tenha sido aprovada. Quantas vidas essa lei não teria salvado?", questionou. O parlamentar fez ainda apelo para que a proposta da política de tolerância zero seja imposta. (IR)



Violência 2



"São Paulo é o Estado que menos denuncia", disse Ed Thomas (PSB) referindo-se aos crimes de pedofilia e de violência contra a mulher. Para o parlamentar, a melhor forma de acabar com esses crimes é a denúncia. O deputado ainda falou que esteve na reunião anual dos Consegs de Presidente Prudente, realizada no dia 21/5. "A união entre população e Polícia vai fazer com que a violência contra menores e mulheres diminua", concluiu Thomas. (GN)



Metrô e CPTM



Carlos Giannazi (PSOL) demonstrou preocupação com a situação caótica do transporte sobre trilhos no Estado. Segundo o deputado, desde que Alckmin assumiu o governo estão acontecendo muitos acidentes, com o sucateamento dos trens tanto do metrô quanto da CPTM, superlotação, panes etc. Para Giannazi, se houvesse investimento e planejamento, nada disso iria acontecer. De acordo com o parlamentar, nesta quarta-feira, 23/5, deverá ocorrer uma greve dos metroviários, por melhores condições de trabalho. (GN)

Americana

"Americana corre risco de perder a qualidade de vida, por causa da infraestrutura ruim", disse Antonio Mentor (PT) referindo-se à má administração da cidade. De acordo com o parlamentar, os imigrantes norte-americanos trouxeram avanços nas atividades agrícolas e a indústria têxtil foi descoberta como vocação econômica da cidade, sendo ainda hoje uma importante fonte de renda. Americana também se destaca pelos espaços culturais. (GN)

alesp