Da Tribuna


23/05/2012 20:16 | Da redação

Compartilhar:


Encontro



Luiz Cláudio Marcolino (PT) falou do encontro Paulistense Ausente de São Paulo, que será realizado no dia 27/5. O encontro tem como objetivo reunir cidadãos do município de Paulistas em Minas Gerais, que são moradores de São Paulo. "Esse será um momento de integração para a população desse município que completará, em 2013, 60 anos de fundação." O parlamentar exibiu imagens e discorreu sobre a história da cidade.(DA)



Eleições



Welson Gaparini (PSDB) comentou a realização das eleições municipais neste ano. "Será de grande importância que os cidadãos escolham candidatos que sejam honestos, competentes e idealistas", disse. O parlamentar defendeu que para uma administração ser boa é necessário copiar as estratégias de sucesso de outras administrações. "Copiar é um ato de inteligência e serve para criar condições novas de ação que garantam o sucesso para a administração", afirmou. O deputado finalizou parabenizando a Sociedade Rural Brasileira, que completou 93 anos. (DA)



Revolução de 32



Olímpio Gomes (PDT) afirmou ter participado nesta quarta-feira, 23/5, de uma solenidade para comemorar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, organizada pela Sociedade Veteranos de 32 " MMDC e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. "A data 23 de maio dá nome a uma artéria importante para a locomoção na cidade. Mas é importante porque marca o início do movimento constitucionalista", disse. O parlamentar defendeu que a história da revolução deve ser contada com orgulho pelo povo paulista. "Estamos no Palácio 9 de julho, data do ápice da revolução, não podemos nos esquecer disso", finalizou. (DA)



Poluição



"O povo vive de história, vive de valores, que precisam sempre estar presentes nas mentes de todos", disse Rafael Silva (PDT) ao comentar os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O parlamentar falou, também, a respeito da queima de palha de cana-de-açúcar na cidade de Ribeirão Preto. "Temos uma preocupação grande com a queima da palha, que contribui para o aumento da emissão de gases poluentes", disse. O deputado defendeu a aprovação do PL 337/2012 , de sua autoria, que altera o artigo 1º da Lei nº 11.241/2002, que dispõe sobre a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar. (DA)



Lamentos

Jooji Hato (PMDB) lamentou o assassinato do engenheiro agrônomo José Sidnei Gonçalves, morto a tiros na noite de segunda-feira, 21/5, na zona sul de São Paulo. "Ele foi surpreendido por dois assaltantes na porta de casa. Eles estavam em uma moto com garupa e utilizavam um capacete, que é uma máscara", disse. O parlamentar criticou as pessoas que defenderam o veto ao PL 485/2011, de sua autoria, que proíbe o trânsito de motos com garupa e defendeu a derrubada do veto. O deputado lamentou, também, a morte do ex-prefeito de Araçatuba, Jorge Maluly Neto, que morreu nesta terça-feira, 22/05, vítima de um câncer.



Saúde São Paulo



Carlos Cezar (PSB) falou sobre trabalhos sociais de instituições não governamentais do Estado. Segundo ele, a Igreja Quadrangular iniciou o "Saúde São Paulo", trabalho social que realiza atendimentos voltados à população de baixa renda. "Quero parabenizar nossa igreja pelo trabalho. A ação reflete o verdadeiro papel da igreja na sociedade. O que seria de nosso país se não fossem as entidades e organizações não governamentais que prestam trabalho na sociedade?", questionou. (IR)



Apagão no transporte



Enio Tatto (PT) comentou a greve do metrô desta quarta-feira, 23/5. O parlamentar informou que levou três horas para chegar à Assembleia Legislativa e que considera que há um verdadeiro apagão no transporte do Estado. "O PSDB veio a público para agredir e criminalizar o movimento de greve dos metroviários. Parece que não tem presidente nem diretor do Metrô e da CPTM", comentou. O parlamentar falou que o governo do Estado dirige mal a área de transportes e vem impedindo o funcionamento da Comissão de Transportes na Casa. (IR)



Direito ao posto imediato



Olimpio Gomes (PDT) fez apelo para que os oficiais da Polícia Militar, inativos de 1991 até 2011, possam ter direito ao posto imediato. Segundo o parlamentar, são 1.702 policiais que não têm acesso à promoção. Ele informou que, em outubro de 2011, num período que foram entregues pacotes de projetos de lei ao governo do Estado, "finalmente" a promoção foi reconhecida, mas que, ainda assim, deixou os inativos do período de 91 a 2011 de fora. "Pela primeira vez em cinco anos de mandato eu vi quase a totalidade dos deputados apoiarem uma emenda do Pedro Tobias para o restabelecimento do posto imediato dos oficiais. Peço a mobilização desta Casa para que o governador restabeleça a promoção desses 1.702 oficiais". (IR)



Transporte



"A população não pode e nem deve sair desfavorecida", disse Pedro Tobias (PSDB), referindo-se à greve dos metroviários e ferroviários, realizada nesta quarta-feira, 23/5. O deputado destacou a negociação que encerrou a greve, ainda no final da tarde desta quarta-feira e criticou o uso de problemas no Metrô com fins eleitoreiros. Ele mencionou que há crise nos transportes, pelo aumento da frota de carros e falta de lugares para estacionar. (GN)



Presidente Dilma Rousseff



Rafael Silva (PDT) relacionou a trajetória do filósofo Benedictus de Spinoza com a da presidente Dilma Rousseff. Segundo o deputado, Spinoza foi gerado no âmbito de uma família de judeus, de origem portuguesa, e encontrou muita dificuldade em seu curso como pensador racionalista, entre seguir os interesses judeus ou os cristãos. Segundo ele, a presidente Dilma passa pela mesma situação, contrariando interesses dos banqueiros, os quais estão preocupados com sua determinação. "Eu não acreditava na Dilma Rousseff, mas hoje eu acredito, pois assumiu uma posição de coragem ao diminuir a taxa de juros", finalizou Silva. (GN)



Penitenciárias



"Essa crise estabelecida na cidade de São Paulo na gestão Alckmin é conseqüência das ações do governo desde 1995", declarou Ana Perugini (PT). A deputada lembrou que, em 2008, José Serra anunciou a construção de 49 unidades prisionais no interior do Estado. De acordo com a parlamentar, atualmente o país tem cerca de 500 mil presos, e cerca de 180 mil estão no Estado de São Paulo. Ana questionou essa política de segurança em detrimento da educação e perguntou o que está acontecendo com a área. A deputada considerou o governo estadual responsável por erros em políticas públicas. (DV)



Defensoria



Adriano Diogo (PT) considerou a Defensoria Pública paulista uma das instituições modelares do Estado. "Se tem alguma coisa que funciona aqui é a Defensoria e esse órgão é motivo de orgulho", declarou. Diogo se referiu às críticas feitas no último dia 2/5, quando acusaram a Defensoria de proteger o crime organizado e o narcotráfico, entre outras denúncias. "É um exagero", disse. Para o parlamentar, a Defensoria é sinônimo de civilização e pilar de uma sociedade democrática. (DV)

alesp