Projeto combate obesidade infantil em escola pública


24/05/2012 10:03 | Da assessoria do deputado Baleia Rossi

Compartilhar:


A obesidade infantil é, hoje, um problema de saúde pública mundial. Tornou-se doença que, se não for combatida preventivamente, torna-se grave na fase adulta, provocando mortes prematuras. O deputado Baleia Rossi, presidente do PMDB de São Paulo, apresentou o Projeto de Lei 369/2011, para combater diretamente essa questão.

Pelo projeto do deputado, que já teve parecer favorável nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação e Cultura, cabe ao Estado disponibilizar nutricionistas para elaborar programas nas escolas públicas para prevenir e combater a obesidade infantil e médicos pediatras para avaliar a eficiência desse programa.

"Acompanhar a evolução do peso de cada criança é procedimento de fácil execução. Meu objetivo com esta iniciativa é melhorar a qualidade de vida e a autoestima de milhões de crianças e, no futuro, evitar uma imensa quantidade de mortes prematuras", comenta o deputado.

Preocupado com a questão, Baleia Rossi lembrou que estudos apontam como consequências mais danosas para as crianças com esse mal o surgimento de diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides.

"Muitos especialistas renomados da área da saúde afirmam, de maneira categórica, que a obesidade é um dos grandes males da civilização moderna", sublinhou Baleia Rossi.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp