Da Tribuna


29/05/2012 19:47 | Da redação

Compartilhar:


Transporte



Marcos Martins (PT) comentou o ciclo de debates: "A mobilidade urbana e transporte público no Estado de São Paulo", realizado, no dia 29/5, na Casa. "O transporte é um grande desafio e por isso é preciso debater", disse. O parlamentar falou de problemas ocorridos nos transportes, em especial, o caso de um trem da CPTM, que apresentou defeito no sistema e provocou atrasos na Estação Presidente Altino da Linha 9-Esmeralda. "Esse tipo de problema acarreta consequências para os outros meios de transporte. Precisamos cobrar que esses casos sejam resolvidos, pois a população não merece passar por isso todos os dias", finalizou. (DA)



Insalubridade



Olimpio Gomes (PDT) falou a respeito da situação dos servidores públicos estaduais que recebem o adicional de insalubridade. "Na gestão passada o governo congelou o pagamento da insalubridade, que carece de uma legislação específica", disse. O parlamentar comentou o PLC 15/2012, de autoria do governador, que visa alterar a Lei Complementar 432/1985, que dispõe sobre a concessão do adicional de insalubridade. "O indexador deverá ter como base o salário mínimo de 2012." (DA)



Colapso



Carlos Ginnazi (PSOL) afirmou que São Paulo vive um momento de colapso em diversas áreas. Segundo o parlamentar, falta investimento e planejamento em transporte, educação, saúde e segurança pública. "Na área de educação faltam professores e os salários são baixos. São necessários mais concursos públicos", disse. O parlamentar afirmou que a saúde pública é tratada pelo governo como mercadoria e a população vive refém de uma insegurança generalizada. "A segurança pública do Estado está falida. A população paga muitos impostos e é preciso que existam políticas públicas mais efetivas para resolver os problemas nessas áreas". (DA)



Animais



Jooji Hato (PMDB) disse que a violência consome recursos que poderiam ser utilizados em outras áreas e que é preciso implantar medidas de segurança preventiva como a blitze do desarmamento. O parlamentar comentou o caso do cachorro Zeca, levado depois de um arrastão em um prédio na Aclimação, zona sul, que foi resgatado pela polícia civil, no sábado, 26/5. "Eu tive uma labradora que fugiu e fiquei desesperado. Quem tem e ama animais sabe do que estou falando", disse. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 1.207/2011, de sua autoria, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus Tratos a Animais. (DA)



Problemas gerais



"Aprender a pensar não é difícil. O reconhecimento da própria ignorância é o primeiro sinal de sabedoria", disse Rafael Silva (PDT). O parlamentar afirmou que os problemas de São Paulo acontecem em todo o país e por isso não se deve acreditar na existência de questões exclusivas e localizadas, pois os problemas atingem o país inteiro. "São Paulo não é uma ilha. Não podemos ser ingênuos e ignorar os problemas do restante do país", disse. O deputado citou alguns casos de problemas na área de saúde em todo o país. "Não são todas as pessoas que possuem condição para se locomover até hospitais melhores, fora de suas regiões". (DA)



10% do PIB na educação



Carlos Giannazi (PSOL) continua engajado na luta em defesa de investimento de 10% do PIB na educação. "Há um movimento histórico no Brasil que sempre reivindicou os 10% do PIB na educação", comentou. O parlamentar informou que, na próxima semana, irá acontecer a aprovação do Plano Nacional de Educação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Segundo Carlos Giannazi, o relator desse projeto apresentou uma proposta com o investimento menor do que 10% do PIB na área. (IR)



Hospital Guilherme Álvaro



Telma de Souza (PT) manifestou preocupação em relação ao fechamento da UTI do Hospital Guilherme Álvaro, da cidade de Santos, para que sejam refeitas algumas instalações. Para a deputada, não há justificativa para a UTI pediátrica estar fechada. "Até quando crianças irão morrer? Isso é muito preocupante. A saúde é um direito da população", comentou. A parlamentar solicitou à direção do hospital explicações sobre o fechamento da unidade. A diretoria deverá informar o estágio e o cronograma das obras e as alternativas de atendimento a pacientes infantis. (IR)



Gás natural



Luiz Carlos Gondim (PPS) considera importante a construção de usinas que transformam lixo em energia. O parlamentar informou que recebeu a visita do representante da Westinghouse Plasma Corporation que, segundo o deputado, fez o convite para que Gondim fosse conhecer pessoalmente a usina de gás natural na Pensilvânia (EUA). "Queria agradecer a visita e o convite", comentou. Gondim informou que a prefeitura de Hortolândia irá receber o grupo da companhia para iniciar o trabalho de gaseificação com o sistema não poluente. (IR)



Atitude corajosa



Rafael Silva (PDT) citou reportagem da TV Bandeirantes sobre a postura da presidente Dilma Rousseff, que anunciou 12 vetos e 32 alterações no texto do Novo Código Florestal. Para o parlamentar, a presidente tomou uma atitude séria e corajosa e que deve ser reconhecida. "Eu entendi a vontade dela em ser útil à população brasileira e à vida do planeta", disse. (IR)



Assis e audiências públicas



Luiz Claudio Marcolino (PT) parabenizou o prefeito de Assis, Ézio Spera, pela criação de dois cursos no Instituto Técnico Federal. "Esse foi um momento ímpar para a cidade. Foi muito gratificante poder participar desse evento junto com o prefeito de Assis", comentou. O parlamentar informou que foram aprovadas pela CFOP da Assembleia audiências públicas nas regiões administrativas, metropolitanas e aglomerações do Estado. "É importante a presença do Executivo. Queremos que seja apresentado o que está sendo pelo governo", disse. (IR)

alesp