Opinião - Dia Mundial sem Tabaco


30/05/2012 13:49 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Neste 31 de maio se comemora o "Dia Mundial sem Tabaco"e, conforme alertam os cardiologistas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, tudo o que se puder fazer para alertar a população sobre os malefícios do fumo deve ser feito. O fumo, vale lembrar, é considerado pela Organização Mundial da Saúde " OMS " a terceira causa de mortes evitáveis no mundo. Esse problema, aliás, é mais grave ainda em ambiente fechado onde um único fumante faz com que a fumaça cancerígena e genotóxica afete todos não fumantes que nele se encontrem. Pior ainda: o ar poluído por fumaça numa sala fechada chega a ter três vezes mais nicotina e 50 vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça inalada pelo fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

São dados realmente estarrecedores, mas ainda existem outros: o tabagismo é o principal fator de risco prevenível para doenças cardiovasculares, mas o problema não é só brasileiro, tanto que o Dia Mundial sem Tabaco foi instituído pela OMS e o tema deste ano, definido pelo Ministério da Saúde, é: "Fumar faz mal para você, faz mal para o planeta". Pesquisas recentes indicam, por outro lado, que fumantes passivos têm 30% mais possibilidades de ter câncer no pulmão do que quem não foi exposto ao fumo , além de representar maior propensão à asma, redução da capacidade respiratória e 24% mais possibilidade de enfartar. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o numero de fumantes passivos que morrem anualmente por causa de exposição à fumaça é de 2655 pessoas, uma média de 7 óbitos a cada dia.Já as doenças cardiovasculares, por outro lado, matam 320 mil brasileiros a cada ano e esse numero poderia ser sensivelmente diminuído se fosse possível eliminar o cigarro.

Recentemente usei a tribuna da Assembleia Legislativa estadual para focalizar esse tema de extraordinária relevância, lembrando que infelizmente não temos encontrado por parte das nossas autoridades pulso firme para buscar caminhos capazes de prevenir os problemas advindos dos s malefícios do fumo. Trata-se de uma praga, comprovadamente, que traz males irreversíveis à saúde: milhares, talvez milhões de pessoas, sofrem ou já sofreram de problemas resultantes de doenças provocadas pelo uso do cigarro; no entanto, apesar de seus malefícios e da comprovada dependência que provoca, não é uma droga ilegal. A exemplo da maconha, da cocaína e do álcool o cigarro provoca graves problemas na saúde e dependência quase total; no entanto, protegido por um lobby poderosíssimo, continua sendo vendido livremente enquanto muitas de suas vítimas estão morrendo ou internadas em hospitais sofrendo em função desse vício.

Não fumo, mas odeio o cigarro. Por isto mesmo pretendo canalizar de modo positivo esse ódio apresentando, na Assembleia Legislativa projeto de lei visando criar um programa de orientação aos alunos da rede publica estadual " com campanhas permanentes - para fugirem e repelirem esse vício. Prevenir, afinal, é sempre melhor do que remediar, ainda mais quando os males do fumo, em muitos casos, são irremediáveis...

.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp