Tributação consome 40,98% do rendimento dos brasileiros


31/05/2012 18:43 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Os brasileiros trabalharam até 29/5 só para pagar impostos, mostram cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). De acordo com o cálculo, em 2012 foram necessários quase cinco meses para o trabalhador arcar com toda a carga tributária exigida pelos governos federal, estaduais e municipais.

Para Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, os números impressionam, mas o pior é saber que não há oferecimento de serviços. "Os valores seriam aceitáveis se no Brasil tivéssemos serviços de altíssima qualidade nas áreas de saúde, transportes e educação", disse.

O parlamentar é autor do Projeto de Lei 360/2011, que torna obrigatória a exibição clara do valor dos tributos - cuja incidência influi na formação do preço de venda da mercadoria ou serviço - em todo documento fiscal emitido ao consumidor. Gilmaci acredita que falta transparência ao consumidor quando se trata de tributo sobre as mercadorias. "São tantos impostos embutidos no preço final do produto, e nunca sabemos qual seu real valor", afirmou.

Em 2012, o contribuinte terá de destinar 40,98% de seu rendimento bruto apenas para arcar com a tributação. Os brasileiros trabalham 150 dias para pagar impostos, mais que a Argentina (101 dias), os Estados Unidos (102 dias), a Espanha (137 dias) e a França (149 dias).



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp