Da Tribuna


31/05/2012 19:59 | Da redação

Compartilhar:


Sem tabaco



Welson Gasparini (PSDB) discorreu sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, oficializado pela OMS como 31 de maio. Para reforçar a data, fez referência à reportagem da jornalista Lígia Formenti, publicada nesta quinta-feira no Estadão. A matéria, com o título O Brasil gasta R$ 21 bilhões por causa de males do cigarro, calcada em estudo financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo, diz que, em 2011, nosso país teria gasto o correspondente a 30% do orçamento do Ministério da Saúde - 3,5 vezes mais que a arrecadação de tributos com produtos derivados do tabaco, no mesmo período. (WP)



Código Penal



Referindo-se à comissão criada para atuar em pretensa reforma do Código Penal Brasileiro, Edson Ferrarini (PTB) disse que é absurda a descriminalização do porte de droga para uso próprio, e a possibilidade legal de plantação de maconha em residências de usuários, além da diminuição da pena para traficantes. Comprometeu-se a lutar muito contra a aprovação da citada mudança na legislação, que considera absolutamente irresponsável. (WP)



Sucateamento



Carlos Giannazi (PSOL) mencionou o sucateamento que ele acredita existir, hoje, no Estado de São Paulo, em todas as áreas de atuação da gestão pública, especialmente, nas regiões da capital, por absoluto descaso dos governantes. Quanto à segurança pública, citou o descaso em relação a carreiras de profissionais da área, que deveriam ser mais valorizadas, tanto sob o ponto de vista de evolução profissional quanto salarial. Quanto à Educação, apresentou vídeos que, segundo ele, demonstram a degradação de escolas em São Paulo, responsabilizando o governo, a Secretaria da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. (WP)



Movimentos populares



Simão Pedro (PT) comentou sua participação em ato solidário aos movimentos populares e discorreu sobre aqueles que teriam, após a ditadura, gerado a CUT e a Central de Movimentos Populares, instituições que, segundo ele, sempre apoiaram movimentos pela saúde das mulheres, por melhor transporte público e educação. Criticou a atual gestão municipal paulistana, que não joga pesado contra a especulação imobiliária e, em relação à saúde, o deputado lembrou que faltam hospitais. (WP)



Problemas



Luiz Cláudio Marcolino (PT) afirmou que a população de Parelheiros foi afetada após a implosão de uma área pela Sabesp para a construção de um poço. "24 casas tiveram suas estruturas comprometidas em um período de 6 meses", disse. O parlamentar informou que a subprefeitura e a Sabesp não se responsabilizaram pelo ocorrido e que serão realizadas reuniões para solucionar os problemas das famílias que residem na região. O deputado falou também a respeito do Parque Villas Boas, na zona oeste da capital, que segundo ele já deveria ter sido implantado. (DA)



Drogas



Jooji Hato (PMDB) parabenizou a escolha do 16º Distrito Policial (Vila Clementino) por receber o título de melhor delegacia do Estado, por meio do projeto Semana de Visitas a Delegacias, do Instituto Sou da Paz. "Eu já fui a essa delegacia que é um lugar limpo, organizado e sem filas", disse. O parlamentar comentou a respeito de um vídeo que mostra duas mulheres usando drogas na frente de uma criança de cinco anos. "A que ponto estamos chegando? Justo hoje que é o Dia Mundial sem Tabaco", finalizou. (DA)



Frigorífico



"Mais uma vez lembro que a viatura 45203 ainda continua estacionada na calçada do prédio da Defensoria Pública e não está rodando pelas ruas com policiais para proteger a população", disse Olimpio Gomes (PDT). O parlamentar afirmou que esteve presente na reabertura do Frigorífico JBS Friboi, na cidade de Presidente Epitácio. "Fico muito feliz em saber que a região vai receber a empresa de volta e com isso os empregos", disse. O deputado exibiu um vídeo da manifestação dos funcionários, em setembro do ano passado, na cidade de Presidente Epitácio. (DA)



Saúde



Ulysses Tassinari (PV) falou a respeito da situação da saúde no Estado. O parlamentar comentou que foi à cidade de Sorocaba e visitou hospitais da região: "Voltei maravilhado de lá. Fiquei impressionado com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba e com o Banco de Olhos". O deputado comentou a história do hospital, que é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1979, que se tornou referência em captação de córneas no país. "O hospital ainda possui uma escola de educação infantil para filhos de funcionários e algumas pessoas da região. É uma entidade que ajuda muito a população", finalizou. (DA)



Transporte



Marcos Martins (PT) comentou a respeito de serviços de auxílio para pessoas que desejam parar de fumar. "Há filas que duram mais de um ano. Registro minha solidariedade a todos que lutam para parar de fumar", disse. O parlamentar comentou a respeito de problemas nos transportes públicos ressaltando falhas ocorridas nas linhas 9 e 12 da CPTM . "A população sofre com a ausência de transporte público de qualidade", disse. O deputado afirmou que há, também, problemas na área de segurança pública. (DA)

alesp