Tecnologia para encontrar crianças desaparecidas


01/06/2012 17:17 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:


O governo do Estado espera, a partir do uso de novas tecnologias, diminuir o número de crianças e adolescentes desaparecidos. O governador Geraldo Alckmin anunciou, em 25/5, o programa "São Paulo em busca das crianças e dos adolescentes desaparecidos", que prevê o uso de tecnologia de envelhecimento de fisionomias.

O "São Paulo em busca das crianças e dos adolescentes desaparecidos" também alerta para a necessidade do aviso imediato à polícia sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, as famílias não devem aguardar o prazo de 24 horas para comunicar às autoridades policiais. "É muito importante comunicar imediatamente, seja por meio da Delegacia Eletrônica, das viaturas da Polícia Militar, do 190, ou pessoalmente, nas delegacias de polícia", orientou. Quanto mais rápido o aviso, maiores as chances de resgate", disse.

O governador lembrou que em 2010 foram encontrados 74,8% dos desaparecidos; no ano passado, 2011, 79%. "Queremos reduzir ao mínimo o número de crianças e jovens desaparecidos, e nos esforçaremos ao máximo para os reencontrarmos. Não vamos desistir de ninguém", disse. E acrescentou: "não pode haver nada mais cruel que a dor da ausência".

Geraldo Alckmin também assinou decreto que estabelece 25 de maio como o Dia Estadual da Criança Desaparecida. O decreto, assinado pelo governador, também criou a Comissão Permanente da Criança e Adolescente Desaparecido, envolvendo as secretarias estaduais de Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Direitos das Pessoas com Deficiência, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp